Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Receba links sobre bumerangue no seu e-mail!

Olá, pessoas!

A maioria das notícias sobre bumerangues é divulgada nas listas de discussão, comunidades e sites dos fabricantes, clubes e instituições. Mas às vezes algumas coisas escapam a essa divulgação, mas não ao Google (que alguns chamam de óraculo, ou até deus, do mundo moderno). Por isso vou ensinar como usar o Google para receber um e-mail toda vez que a palavra "bumerangue" for usada na internet.

Na verdade, usaremos o Google Alertas, que pode ser acessado pelo link:

http://www.google.com.br/alerts

Basta colocar "bumerangue" no campo "Termos de pesquisa" e configurar coisas como o tipo de conteúdo que te interessa (eu recomendo deixar "Tudo" selecionado), a frequência com que o alerta será enviado ("Uma vez por dia" evita encher sua caixa de entrada), e o volume ("Somente os melhores resultados" evita que um monte de porcaria seja incluído). Depois entre com o endereço de e-mail para onde os alertas serão enviados (não precisa ser do próprio Google) e pronto!

Repare que o alerta só incluirá resultados encontrados a partir do momento em que você o configurou, mas não incluirá páginas que já tinham a palavra "bumerangue" antes, a não ser que elas sejam atualizadas (modificadas). Notem também que muitos dos resultados não terão nada a ver com bumerangues em si. Por exemplo: é comum o uso da expressão "efeito bumerangue" pra dizer que tudo que uma pessoa faz volta para ela própria, e mesmo nesse caso a página será incluída no alerta. Para excluir esses resultado, em "Termos de pesquisa" coloque a palavra precedida de um "-" (hífen, fazendo papel de um sinal de menos). No meu alerta, eu coloque as seguintes palavras: -amor, -bumerangue.tublr, -dona e -ddtank, por serem elas as que mais "poluíam" os resultados. 

Vocês podem configurar alertas com outras palavras que não "bumerangue", como o nome das lojas, fabricantes e atletas do esporte, dependendo do que você quer ficar sabendo. E é claro que o serviço pode ser usado para coisas que não têm nada a ver com bumerangues também.


Bons retornos a todos!
Ítalo Carvalho.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Onde jogar pelo Brasil

Olá, pessoas!


Já vi algumas tentativas de catalogar lugares onde as pessoas podem se reunir para arremessar, mas nenhum nunca deu muito certo, muitas vezes por falta de interesse das pessoas em indicar esses locais.

Porém, há alguns meses o Jair, da Boomania, lançou uma iniciativa em seu site que tem dado bons resultados. Usando o sistema do Google Maps, as pessoas cadastram os lugares onde arremessam e concorrem ao sorteio de um bumerangue todo mês. O sorteio deu um "ânimo extra" no pessoal e o mapa já conta com mais de 20 pontos marcados. Confiram o mapa e talvez vocês encontrem alguém que arremesse perto de onde vocês estão.

Outro lugar onde vocês podem encontrar sugestões de lugares para arremessar é no Mapa dos Picos, da lista Bumerangue BR. Os pontos não são os mesmos, então vale a pena dar uma olhada. Para ter acesso é preciso estar cadastrado na lista, o que vocês podem fazer gratuitamente e sem complicações.

Ressalto que os lugares são todos indicados por quem arremessa e não são de responsabilidade dos sites que criaram os mapas. Então, depende tudo da boa fé de quem indicou. E como o bumerangue é mais popular nas regiões Sul e Sudeste, é natural que haja mais pontos indicados nessas mesmas regiões.

Quem souber de outros lugares, faça suas indicações, não esquecendo de informar o máximo possível sobre os locais: tamanho, condições de vento, presença de possíveis obstáculos, movimentação de pessoas, condições de segurança etc. Encarem isso como uma forma de cortesia para com outros praticantes do esporte, além de uma possibilidade de encontrar companhia para os arremessos próximo do lugar onde vocês moram ;-)


Bons retornos a todos!
Ítalo Carvalho.