Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

domingo, 26 de maio de 2013

Como é uma prova de Trick Catch

Olá, pessoal!

Hoje trago dois vídeos que mostram a prova de Trick Catch. Ambos foram filmados durante a segunda etapa do IV Circuito Nacional de Bumerangue, promovido pela Federação Brasileira de Bumerangue. A etapa ocorreu na Academia da Força Aérea em Pirassununga - SP, em 18/05/13.

Para quem não conhece, a prova consiste em realizar 10 pegadas de diferentes formas previamente definidas, primeiro arremessando um único bumerangue (single), depois arremessando dois bumerangues ao mesmo tempo (double), sendo que eles caem com velocidades diferentes, permitindo fazer as duas pegadas. As pegadas (em ordem) são:
  • Com a mão esquerda por baixo do bumerangue (left hand clean) - 2 pontos
  • Com a mão direita por baixo do bumerangue  (right hand clean) - 2 pontos
  • Com as duas mãos nas costas (back catch) - 3 pontos
  • Com as duas mãos por debaixo da perna (under the leg) - 3 pontos
  • Uma mão "por cima" do bumerangue (eagle catch) - 4 pontos
  • Chute e pegada do bumerangue (hacky catch) - 6 pontos
  • Entre as pernas (tunnel catch) - 6 pontos
  • Uma mão nas costas (one hand back) - 7 pontos
  • Uma mão debaixo da perna (one hand under the leg) - 7 pontos
  • Com os pés (foot catch) - 10 pontos

O primeiro vídeo mostra o atleta Fábio dos Santos realizando a primeira parte da prova. Ele atualmente é um dos atletas brasileiros mais especializados nessa modalidade. 


Já no segundo vídeo vemos o Eduardo Místico realizando a segunda parte da prova. Ele é um dos mais talentosos atletas brasileiros, vencendo vários campeonatos nacionais e conseguindo ótimas colocações em campeonatos internacionais. Neste dia o Eduardo bateu o recorde nacional da prova pela FBB, fazendo 110 pontos. Notem que o total de pontos da parte single é 50, com mais 50 da parte double. Mas se o atleta fizer 100 pontos, ele repete a prova, só parando quando errar uma pegada.


Os vídeos foram filmados e editados pelo Wagner Cunha, que gentilmente me permitiu a reprodução dos mesmos.

Quem quiser aprender as pegadas, pode assistir à video aula do Sandro Freitas.


Até a próxima!
Ítalo Carvalho

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Bumerangue no Manual do Mundo

Olá, pessoas!

Olha onde o nosso bumerangue de pote de sorvete já chegou! O Manual do Mundo é um premiado site brasileiro que ensina como fazer vários experimentos, pegadinhas e gadgets. Como eu vi aí uma excelente oportunidade de divulgar nosso esporte, escrevi pra eles e sugeri que ensinassem a fazer meu bumerangue de pote de sorvete. Pois bem, eles aceitaram e aqui está o resultado!

Gostaria de agradecer imensamente ao Iberê pela força que ele deu em divulgar o esporte e o meu blog, e ao Lucas por ter me ajudado com as filmagens. E de dizer também que eu não sou esse "mestre dos mestres" todo, só um aficionado pelo esporte, hehehehe.

Até a próxima,
Ítalo Carvalho