Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

terça-feira, 13 de abril de 2010

Colocando chumbos

Olá, bumeranguers!

Se vocês querem aumentar a distância dos seus bumerangues, uma maneira de fazer isso é colocando chumbo nas pontas. Assim vai haver um ganho de uns 5 metros no alcance. Isso é mais utilizado em modelos para competição (principalmente para Australian Round) do que em modelos just for fun e é uma modificação irreversível, portanto pense bem se vale a pena fazer. O chumbo é fácil de encontrar em casas que vendem material para pesca e um punhado não deve custar mais que alguns poucos reais. Algumas pessoas conseguem até de graça em oficinas que fazem balanceamento de carros.

O primeiro passo é fazer o furo de uma maneira que não permita que o chumbo saia com enventuais pancadas. Para isso, façam um furo que atravesse toda a espessura do bumerangue com uma broca fina. Depois usem uma broca mais grossa e a posicionem sobre o primeiro furo e "cavem" ao redor dele. Façam isso dos dois lados. Notem que vocês devem apenas aprofundar um pouco, ou seja, vocês não vão fazer um furo maior que atravesse toda a espessura do bumerangue. Se fosse possível ver o furo pela lateral, a visão seria como na imagem abaixo:


Feito isso, agora é só fixar o chumbo. Pegue um pedaço que caiba na parte mais estreita do buraco, posicione e martele, colocando uma chapa de metal (ou qualquer coisa plana e dura) embaixo do bumerangue. Assim o chumbo vai amassar e preencher todo o furo. Depois é só lixar o excesso que ficar para fora. Abaixo tem um vídeo que mostra essa última parte:

Dias 10, 11 e 12/08/2008 nos EUA, Delaware - OH - Disponível no site do Ricardo Marx

Dicas: os materiais que melhor suportam a colocação de chumbo são os compensados a partir de 4 mm de espessura, baquelite, fibra de vidro e PP, enquanto compensados de 3 mm, ABS e PVC são muito frágeis (nesses casos pode-se pregar pequenas placas de chumbo com fita adesiva ou usar lead tape). Caso o bumerangue seja de algum material fácil de arranhar, enrolem-no com algum pano antes de martelar. E martelem com cuidado, pois se vocês acertarem o bumerangue por engano podem quebrar a asa de uma maneira que não dê para consertar. Sempre coloquem os chumbos antes de fazer o shape, pois se o bumerangue quebrar vocês não vão perder o trabalho.

Bons ventos!
Ítalo Carvalho.

Um comentário:

  1. Polipropileno é muito bom pra colocar chumbo tb, o material é bem resistente.

    ResponderExcluir

Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.