Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Lugares para jogar em Salvador

Olá, bumeranguers!
Encontrar lugares bons para jogar é um pouco complicado. Os melhores lugares são grandes terrenos planos, sem árvores, traves (isso é quase impossível em um país que o futebol domina como esporte) ou outros obstáculos, longe de morros e com vento constante, tanto em intensidade quanto em direção. Para ser perfeito, deve ter um movimento de pessoas bem fraco, mas deve ter segurança mesmo pra quem estiver sozinho.

As chances de achar um lugar desses em Salvador que não seja dentro de um clube ou outra propriedade privada e que não esteja sendo usado para outros fins? QUASE ZERO!!! Mas não vamos desanimar. Vou colocar aqui os lugares onde dá pra arremessar com relativo conforto e, à medida em que descobrir mais, vou postando.Os mapas são do Google Maps, então basta alterar o zoom para se localizarem.


Praça Wilson Lins, Avenida Octávio Mangabeira - Pituba


Exibir mapa ampliado


Espaço bom para bumerangues de até 30 metros. O vento é constante por ser próximo ao mar. O movimento de pessoas* é de fraco a médio (o suficiente para termos que parar os arremessos enquanto alguns folgados passam bem na nossa frente só para atrapalhar mesmo). No verão os ventos são de fraco a moderados (entre 6 km/h e 8 km/h, velocidades perfeitas para boa parte dos bumerangues), mas no outono e inverno chegam a ficar bem fortes (em torno de 15 km/h) e impede o voo da maioria dos modelos em PP.


5ª Avenida, CAB - Sussuarana




O espaço é suficiente para bumerangues de 40 metros ou pouco mais. Porém os ventos são bem inconstantes e só quem já tem uma boa experiência consegue arremessar bem. O movimento de pessoas* é praticamente nulo, exceto pelo pessoal do helimodelismo que pratica nesse mesmo local (eles ficam mais próximo à 1ª avenida, então dá pra  arremessar do outro lado, numa parte rebaixada do terreno). Os ventos variam entre 8 km/h e 12 km/h no verão.


Esses são os lugares onde já arremessei com meus amigos e dá para um grupo pequeno (no máximo cinco pessoas) praticar sem muitos problemas. Pequenas quadras ou campos de terra também servem, mas só para modelos de voo curto (20~25 metros) e se mais de uma pessoa for arremessar elas vão ter que se revezar.

Pretendo visitar algumas praias, terrenos e campos de futebol para ver se servem como ponto de encontro. Quem souber de outros locais bons, favor compartilhar nos comentários (de preferência com o link do Google maps)! No momento, eu e meus amigos nos reunimos na Praça Wilson Lins todo sábado e em boa parte dos domingos das 7:30 às 9:30. Quem quiser pode aparecer lá para uns arremessos!

Bons ventos a todos!
Ítalo Carvalho

* Nas manhãs dos fins de semana, entre 7h e 10h.

2 comentários:

  1. Olá Ítalo! Excelentes dicas. Moro em Lauro de Freitas e achei o blog muito interessante. Ainda estão freqüentando os lugares acima mencionados? Comprei alguns modelos da Bahadara e já estou com seguindo arremessar, com exceção do tradicional. Quem sabe consigo encontrar com você pessoalmente num desses lugares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tiago,

      Ultimamente não tenho arremessado, então não vou mais a esses lugares. E o vento em Salvador não vai ajudar muito nos próximos meses... Só vai estar bom mesmo lá pra setembro ou outubro.

      Excluir

Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.