Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

sábado, 10 de abril de 2010

Minibumerangues

Olá, pessoas!

Pra quem é muito viciado em bumerangue não basta apenas arremessar em grandes espaços, mas em espaços pequenos também! Por isso é comum que praticantes fabriquem seus próprios minibumerangues para arremessarem dentro de casa ou outros espaços fechados (o Magrão já arremessou na cabine de um avião!!). Eles podem ser bumerangues minúsculos, que não arremessamos, mas damos um peteleco (ou sulipa, depende da região onde você esteja!) ou um pouco maiores, que arremessamos como um bumerangue de tamanho normal (mas com bem menos força, claro!).

Nunca tentei fazer bumerangues de peteleco (a Bahadara vez ou outra vende, vejam o site deles), mas aqui vai um link que ensina:

Bumerangue de peteleco - Site do Thiago Lemos, do Rio de Janeiro - RJ.

Já fiz alguns com cartolina e papel cartão que ficaram bem legais. Nesse link vocês encontram quatro modelos:

Boomerang - Disponível no site da Canon

No primeiro link são as plantas e no segundo as instruções (tudo em inglês). Como nem todo mundo sabe inglês, vou ensinar como fazê-los.

No site o tipo de papel recomendado é o Matte Photo Paper (seja lá o que isso for), mas dá pra fazer com material mais fácil de achar: cartolina ou papel cartão. A cartolina é mais leve, então os bumerangues ficam com um alcance bem menor, de uns 2 metros, enquanto o papel cartão permite fazer bumerangues que voam a mais de 4 metros (como esse é o tamanho da sala aqui de casa onde jogo, não sei qual o alcance máximo...). Recomendo que façam com cartolina apenas os três modelos menores, pois o maior só completa o voo direito com o papel cartão.

Para fazer os bumerangues, eu recomendo que vocês imprimam só a parte de trás, que tem as marcas de onde dobrar as asas (linhas tracejadas/pontilhadas). Não precisa redimensionar nada, basta imprimir em uma folha A4. Depois é só colar na cartolina ou no papel cartão (na parte de trás, sem a cor) e recortar. Aí basta usar a peça que já foi cortada para marcar outra e, depois de cortada, colar as duas (usem cola em bastão, pois cola líquida pode empenar o bumerangue ou deixá-lo muito duro e difícil de regular). Após colar, coloquem algo pesado sobre o bumerangue para evitar que as partes desgrudem antes da cola terminar de secar. Pronto, é só isso! Se quiserem, pintem a frente do bumerangue (não usem tinta, pois também pode empenar o bumerangue) para ficar mais chamativo. Usem o bumerangue pronto para marcar outros na folha de cartolina ou papel cartão (uma folha dá pra fazer umas dez unidades)

Para regular o bumerangue é só dobrar as asas nas marcas. Olhando para o fundo do bumerangue, os destros dobram para cima e os canhotos dobram para baixo. Quanto mais dobrar, mais perto o bumerangue voará. Além da distância é possível regular a altura do voo também: olhando para a frente do bumerangue, empenem as asas para cima e ele voará alto. Empenem para baixo e ele voará mais baixo (é o mais recomendado pra jogar dentro de casa, pois assim ele não bate no teto). Não empenem muito de uma vez só, vão experimentando empenar aos poucos.

Para arremessar segurem na pontinha de uma asa do bumerangue (quase como se vocês estivessem com nojo dele) e coloquem bastante giro, usando apenas o pulso. Lembrem-se: giro não é o mesmo que força! Se vocês colocarem muita força o bumerangue vai subir de mais e provavelmente bater no teto. E na hora de pegar o bumerangue de volta tenham calma para não amassá-lo. Quando pegarem a prática, vocês podem brincar de fazer pegadas diferentes, como no topo da cabeça ou com a boca (cuidado com os olhos!). Quando não estiverem arremessando, deixem o bumerangue embaixo de um livro ou outro objeto pesado e regulem de novo quando forem arremessar.

Além desses modelos, também tem plantas disponíveis no site do Kutek, para fazer com caixas de cereal: Kendall's CardboardArnaud's CardboardCardboardCereal Box Boom e Paperboom. Esses eu nunca fiz, então quem fizer conta nos comentários como foi a experiência.

Vocês também podem fazer minibumerangues com diversos materiais, como PVC 0,5 mm. Mas o legal é procurar materiais em casa e reaproveitá-los (várias embalagens de plástico podem ser usadas). Ainda é possível usar plantas de bumerangues grandes para fazer versões mini deles. Basta encolher a planta e fazer dobras nas pontas das asas iguais às dos modelos que mostrei a vocês.

E pra quem entende inglês, esse livro pode ser uma boa fonte:

The Paper Boomerang Book

Bons arremessos a todos!
Ítalo Carvalho.

2 comentários:

  1. Fiz um peteleco de duas asas em papelão que funciona bem.
    Nem usei planta, desenhei eu mesmo. :D

    ResponderExcluir
  2. Isso aí, Gothmate! Dá pra fazer bumerangues de qualquer coisa plana e que não seja muito flexível, basta saber adaptar o modelo ao material. O único problema dos petelecos é que dá uma dor no dedo depois de algumas horinhas brincando, hehehehe

    Bons ventos pra você!

    ResponderExcluir

Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.