Olá, bumeranguers!
Ventos fortes são um problema para quem vai arremessar. Não importa o quanto o bumerangue é adaptado pra esse tipo de vento, se o atleta não tiver habilidade o suficiente, não terá sucesso nos arremessos. Aqui vão algumas dicas de como lidar com vento forte:
SURFANDO NO VENTO
Essa é a maneira mais simples de compensar os ventos fortes. Arremessem o bumerangue com bastante elevação (pra cima) e inclinação (lay over) e coloquem bastante giro, mas com o mínimo de força possível. A velocidade do vento vai dar ao bumerangue toda a força necessária para que ele volte e vai evitar que ele caia no chão. Assim, vai parecer que ele está surfando no vento como um surfista nas ondas. Em ventos muito fortes, soltem o bumerangue com uns 40º de elevação e 45º de inclinação e vão ajustando de acordo com o modelo. Apesar de ter um efeito legal, é a maneira menos eficaz das quatro que apresento aqui. Mas pra quem já tem alguma experiência e consegue controlar o braço, essa é uma boa dica.
ARREMESSO CORCUNDA (OU "SOBRE O MURO")
Arremessem o bumerangue com bastante força, com a maior elevação e a com menor inclinação que conseguirem. O bumerangue irá subir, depois cair bastante e subir um pouco novamente no retorno. Em dias de vento fraco, o bumerangue voaria alto e cairia no chão no meio do trajeto, mas o vento forte evita a queda enquanto o leva de volta ao ponto de partida. Não recomendo que iniciantes tentem esse tipo de arremesso.
ARRASTO E PESOS
São as maneiras mais eficientes de lidar com ventos fortes. O arrasto reduz a velocidade do bumerangue e evita que ele passe por cima da cabeça de quem arremessou quando retorna. O arrasto pode ser criado deixando as bordas de ataque mais quadradas, através de furos, com o uso de elásticos ou de flaps. Já os pesos aumentam a massa do bumerangue, deixando ele mais difícil de ser carregado pelo vento. Vejam como fazer tudo isso na seção de Regulagens. Para quem está começando a tentar arremessos em ventos fortes, essas são as melhores opções.
A melhor forma de aprender a arremessar em ventos fortes é tentando e insistindo. Experimentem combinações de todas essas dicas, e testem diferentes ângulos em relação à direção do vento, adaptando a diferentes modelos de bumerangues. Agora, se vocês tiverem medo de arremessar nessas condições, comprem uma pipa.
Bons ventos a todos!
Ítalo Carvalho
Referências utilizadas:
O material desse post foi baseado em informações disponíveis no site Gel Boomerang
Olá Ítalo tudo beleza?
ResponderExcluirGostei muito dos nomes que você deu aos tipos de jogada hasuhas...
Arremeço corcunda ashuash...
Em competições geralmente usa esse, se eu não me engano o nome é" on the wall"
Minha especialidade é em ventos fortes, costumo usar bumerangues que perdem o giro no final do vôo com furos exagerados, como http://www.flight-toys.com/boomerang/lefty.htm procura ai por wind breaker.
Abraço ai!!
A frase certa seria...over the Wall
ExcluirOlá, "Anônimo"!
ResponderExcluirOs nomes ficaram meio que uma tradução literal dos termos em inglês, hehehehe. O nome do arremesso a que você se referiu é "Over the wall", eu tinha esquecido disso, mas já adicionei no tópico.
Abraço!
oi Italo eu jogo bumerangue aqui em salvador atráz do shopig aeroclube mas o vento e muinto forte qual bumerangue vc me racomenda??
ResponderExcluirRapaz, o vento nessa época do ano é o pior pra arremessar aqui em Salvador, só vai melhorar lá pra Novembro. O melhor lugar pra arremessar é na parte de dentro da baía de Todos os Santos, pois tem a cidade toda barrando o vento. O único problema é que as praias não são tão grandes e os bairros não são dos mais seguros.
ExcluirPra jogar lá no Aeroclube o melhor é comprar um Trifly e dar uma modificada, no site do Kutek tem um Sturm que deve ficar bacana com uns elásticos e modificando os arremessos. Boa sorte!
Ah, e entra no grupo "Bumeranguistas" do Facebook, a gente pode marcar um dia de arremessos por lá.