Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

terça-feira, 18 de maio de 2010

Arremessando em ventos fortes

Olá, bumeranguers!

Ventos fortes são um problema para quem vai arremessar. Não importa o quanto o bumerangue é adaptado pra esse tipo de vento, se o atleta não tiver habilidade o suficiente, não terá sucesso nos arremessos. Aqui vão algumas dicas de como lidar com vento forte:

SURFANDO NO VENTO
Essa é a maneira mais simples de compensar os ventos fortes. Arremessem o bumerangue com bastante elevação (pra cima) e inclinação (lay over) e coloquem bastante giro, mas com o mínimo de força possível. A velocidade do vento vai dar ao bumerangue toda a força necessária para que ele volte e vai evitar que ele caia no chão. Assim, vai parecer que ele está surfando no vento como um surfista nas ondas. Em ventos muito fortes, soltem o bumerangue com uns 40º de elevação e 45º de inclinação e vão ajustando de acordo com o modelo. Apesar de ter um efeito legal, é a maneira menos eficaz das quatro que apresento aqui. Mas pra quem já tem alguma experiência e consegue controlar o braço, essa é uma boa dica.

ARREMESSO CORCUNDA (OU "SOBRE O MURO")
Arremessem o bumerangue com bastante força, com a maior elevação e a com menor inclinação que conseguirem. O bumerangue irá subir, depois cair bastante e subir um pouco novamente no retorno. Em dias de vento fraco, o bumerangue voaria alto e cairia no chão no meio do trajeto, mas o vento forte evita a queda enquanto o leva de volta ao ponto de partida. Não recomendo que iniciantes tentem esse tipo de arremesso.

ARRASTO E PESOS
São as maneiras mais eficientes de lidar com ventos fortes. O arrasto reduz a velocidade do bumerangue e evita que ele passe por cima da cabeça de quem arremessou quando retorna. O arrasto pode ser criado deixando as bordas de ataque mais quadradas, através de furos, com o uso de elásticos ou de flaps. Já os pesos aumentam a massa do bumerangue, deixando ele mais difícil de ser carregado pelo vento. Vejam como  fazer tudo isso na seção de Regulagens. Para quem está começando a tentar arremessos em ventos fortes, essas são as melhores opções.

A melhor forma de aprender a arremessar em ventos fortes é tentando e insistindo. Experimentem combinações de todas essas dicas, e testem diferentes ângulos em relação à direção do vento, adaptando a diferentes modelos de bumerangues. Agora, se vocês tiverem medo de arremessar nessas condições, comprem uma pipa.

Bons ventos a todos!
Ítalo Carvalho

Referências utilizadas:
O material desse post foi baseado em informações disponíveis no site Gel Boomerang

5 comentários:

  1. Olá Ítalo tudo beleza?
    Gostei muito dos nomes que você deu aos tipos de jogada hasuhas...
    Arremeço corcunda ashuash...
    Em competições geralmente usa esse, se eu não me engano o nome é" on the wall"
    Minha especialidade é em ventos fortes, costumo usar bumerangues que perdem o giro no final do vôo com furos exagerados, como http://www.flight-toys.com/boomerang/lefty.htm procura ai por wind breaker.
    Abraço ai!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, "Anônimo"!

    Os nomes ficaram meio que uma tradução literal dos termos em inglês, hehehehe. O nome do arremesso a que você se referiu é "Over the wall", eu tinha esquecido disso, mas já adicionei no tópico.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. oi Italo eu jogo bumerangue aqui em salvador atráz do shopig aeroclube mas o vento e muinto forte qual bumerangue vc me racomenda??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, o vento nessa época do ano é o pior pra arremessar aqui em Salvador, só vai melhorar lá pra Novembro. O melhor lugar pra arremessar é na parte de dentro da baía de Todos os Santos, pois tem a cidade toda barrando o vento. O único problema é que as praias não são tão grandes e os bairros não são dos mais seguros.

      Pra jogar lá no Aeroclube o melhor é comprar um Trifly e dar uma modificada, no site do Kutek tem um Sturm que deve ficar bacana com uns elásticos e modificando os arremessos. Boa sorte!

      Ah, e entra no grupo "Bumeranguistas" do Facebook, a gente pode marcar um dia de arremessos por lá.

      Excluir

Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.