Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Bumerangues especiais de madeira

Ola, bumeranguers!

Como já citei no post sobre madeira, é possível fazer bumerangues de madeira que não compensados. Como são bem trabalhosos de se fazer e exigem mais experiência e máquinas sofisticadas (além de não serem resistentes o suficiente para serem arremessados com frequência), esses bumerangues são tidos mais como decorativos. Vejam abaixo quais são e como são feitos:


STRIP LAMINATED


São escolhidas áreas de um tronco em que os anéis de crescimento são mais próximos e, portanto, mais densos. São feitas 16 tiras da madeira, que são colocadas em uma caixa e expostas a vapor por 20 minutos para ficarem mais flexíveis. Depois as tiras são curvadas e colocadas em um molde, onde ficam presas por um ou dois dias para secar e voltar a endurecer. As tiras são então coladas com uma cola especial para madeira e presas novamente no molde por mais uma noite. O molde é untado com cera para que a cola não grude nele. Como o material fica muito grosso e pesado, ele é cortado em camadas de 1 cm de espessura, rendendo de 6 a 10 bumerangues. Cada camada é cortada para dar o outline (formato) do bumerangue e o shape é feito manualmente, não com ferramentas elétricas (como geralmente se faz o shape dos bumerangues de compensado). As asas são expostas a vapor para amolecer e poderem ser empenadas para cima (isso faz com que o bumerangue tenha um voo mais alto). Com um ventilador, a umidade é retirada, garantindo que a asa endureça e continue empenada. Depois são aplicadas a seladora e várias camadas de verniz para dar o acabamento.

É possível dar um efeito visual bem legal colocando tiras de madeira de diferentes tonalidade alternadas. Quem quiser se arriscar a fazer um pode encontrar informações úteis nesse link (em inglês): Making a strip lam boomerang.


LAP JOINT


É usado um galho da madeira escolhida, que é cortado em camadas. A camada é cortada ao meio e cada pedaço é cavado em uma das pontas até metade da espessura. Depois os pedaços são colados por essa parte mais fina (daí o nome lap joint, que significa algo como "junta sobreposta"), o bumerangue é cortado e é feito o shape. Diferente do strip lamineted, é possível trabalhar o lap joint com ferramentas elétricas.

O interessante é que é possível usar madeiras diferentes no mesmo bumerangue. No álbum do Christoph tem exemplares bem bonitos feitos dessa maneira. Nessa revista tem um artigo que dá instruções sobre como fazer (em inglês): Popular mechanics.


NATURAL ELBOW



O natural elbow é feito usando um galho de árvore bruto. A curvatura do bumerangue é determinada pela curvatura natural do galho (natural elbow siginifica literalmente "cotovelo natural". "Cotovelo" é uma forma de se denominar a região entre os braços dos bumerangues de duas asas). Embora seja mais comum se fazer natural elbows de duas asas, também é possível fazer modelos em três asas.

Bons ventos a todos!
Ítalo Carvalho.

Referências utilizadas:
Os links das páginas e dos vídeos sobre strip laminateds e lap joints foram retirados do blog Bumeranguemania, do Jair Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.