Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

terça-feira, 4 de maio de 2010

Evitando dores e contusões


Olá, bumeranguers!

Quando começamos a praticar o bumerangue, é fácil ficarmos empolgados e exagerarmos nos arremessos, muitas vezes sem estarmos nem um pouco preparados para essa quantidade de exercício físico (entendam isso como "acabando de sair do sedentarismo completo) e, ao contrário do que pode parecer, o bumerangue é um esporte que exige bastante esforço. Por isso é comum que os iniciantes fiquem cheios de dores pelo corpo. O braço dói de tanto arremessar, as pernas doem de tanto correr e as costas doem de tanto se abaixar para pegar o bumerangue depois de um arremesso errado (pra mim, foi a pior dor de todas). 

Se essas dores  melhoram com o tempo vai depender do organismo de cada um e de com que frequência se pratica, mas vou passar algumas dicas que ajudam bastante a reduzi-las:

  • Sempre façam alongamentos antes e depois de arremessar. Do corpo todo, não apenas do braço. Lembrem que vocês podem correr e torcer o corpo inteiro pra fazer uma pegada mais difícil, então é bom estarem preparados. Se vocês não sabem alongar, procurem alguém que possa dar orientações (um professor de educação física do seu colégio, de seus filhos, de seus amigos...)
  • Também é bom fazer um aquecimento. Uma corrida bem leve, um polichinelo... vocês decidem. Muitos aquecem já arremessando, usando um bumerangue leve, de curto alcance, fácil de colocar giro e de pegar. Depois passam para modelos que exigem mais força.
  • Se poupem. Como o braço é a parte do corpo mais utilizada, vocês devem poupá-lo. Lembrem sempre que o principal no bumerangue é o giro, e não a força. Não apliquem força desnecessária em modelos leves. Para modelos que precisam de mais força, usem todo o corpo para arremessar, não só o braço. Aprendam a girar a cintura e o tronco para somar força ao arremesso (quem pratica artes marciais sabe bem disso). Com treino vocês conseguem controlar e usar melhor sua força.
  • NUNCA parem o braço bruscamente depois do arremesso. Isso é um vício de postura terrível, pois força o cotovelo e causa dor depois de alguns poucos arremessos. Sempre deixem o braço seguir o movimento circular descendente (para baixo) depois de soltar o bumerangue, indo parar pouco acima das costelas inferiores, mas sem que a mão se choque contra elas. Se fizerem isso, vocês vão sentir a diferença.

    Notem que a maioria das coisas não passam de bom senso, mas a maioria das pessoas acaba esquecendo ou simplesmente ignorando tudo isso e acaba sofrendo as consequências. Procurar algum profissional que lide com exercícios físicos (instrutores de academias, fisioterapeutas, professores de educação física, ortopedistas etc.) sempre pode ser proveitoso. Além de alongamentos e aquecimentos perguntem como vocês podem melhorar a postura, evitar contusões e que tratamentos podem ajudar a reduzir as dores.

    Bons ventos a todos.
    Ítalo Carvalho.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.