Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Esclarecimento ao público

Aos leitores do blog "Bumerangue Salvador":

Recentemente publiquei um texto falando sobre as diferenças entre o Trifly fabricado pelo Eric Darnell, no Estados Unidos, e o Trifly fabricado no Brasil pela Bahadara. Esse texto gerou comentários que revelaram interpretações incorretas sobre minhas intenções ao publicá-lo. Venho agora a público esclarecer alguns pontos.

Inicialmente, gostaria de deixar escrito exatamente qual foi meu objetivo: informar aos praticantes brasileiros do bumerangue  que dispomos de um produto produzido no Brasil cujas características de peso e medidas se assemelham enormemente ao produzido nos Estados Unidos e cuja qualidade não se mostra de nenhuma maneira inferior à deste. Assim sendo, o Trifly produzido pela Bahadara estaria tão apto a ser modificado e utilizado em competições quanto o produzido pelo Eric Darnell. 

O que me motivou a isso foi saber da dificuldade que muitos atletas possuem para importar bumerangues, uma vez que as taxas de câmbio das moedas estrangeiras mais utilizadas (Dólar americano e Euro) aliadas aos impostos de importação cobrados em nosso país (que para muitos produtos chega a 60%) colocam os preços em um patamar que muitos não podem pagar. Ao serem informados erroneamente de que o Trifly produzido não seria próprio para ser utilizado em competições, esses atletas seriam, então, privados dessa experiência e da oportunidade de conseguirem bons resultados em competições utilizando bumerangues modificados por eles próprios.

O que de maneira nenhuma eu fiz foi acusar alguém de divulgar informações falsas motivado por más intenções (pois, mesmo que o tivesse feito, seriam acusações que eu não poderia provar). Meu texto deve ser interpretado com base única e exclusivamente nas palavras que nele estão escritas. Deixei claro quando iniciei este blog que meu objetivo era trazer conhecimento a quem se interessa por bumerangues e é exatamente isso que venho fazendo. Me reservo o direito de corrigir erros encontrados nas informações disponibilizadas em qualquer meio, se para isso me sentir capacitado, usando como base fatos concretos, como já mostrei ser possível fazer. Em nenhum momento irei usar o blog como meio para ofender ou atacar alguém.

Gostaria também de deixar claro a todos minha opinião sobre algo que fui questionado. Sou a favor do desenvolvimento dos produtos e dos atletas nacionais, mas de maneira nenhuma isso implica em xenofobia. Sou a favor de uma convivência amigável e saudável com os atletas estrangeiros, com quem podemos trocar informações que ajudem no aprimoramento técnico de todos e no desenvolvimento do esporte. Reconheço as contribuições que muitos deram ao mundo do bumerangue, mas creio que devemos atribuir às pessoas o crédito que elas merecem, nem mais, nem menos, sejam elas estrangeiras ou brasileiras. Minha posição é de que devemos estabelecer uma relação de diálogo na qual também possamos oferecer algo e não apenas esperar pelo que vem de fora e depreciar o que temos aqui, pois isso seria uma mentalidade colonialista que , infelizmente, é muito presente na cultura brasileira e há muito já deveria ter sido superada. Creio que já provamos, mais de uma vez e por meio de várias pessoas, do que somos capazes.

Também não sou contra comprar bumerangues de outros países (e muito menos os Triflys do Darnell). Creio que todos têm direito (ou até o dever) de formar opinião própria, e que esta deve ser respeitada mesmo por quem não compartilhe dela. Sendo assim, cada um pode escolher aquilo que mais lhe agrada. Não quero criar polêmica sobre qual bumerangue é melhor, pois cada um tem seus pontos fortes. Porém, creio que todos têm o direito de formar sua opinião com base em informações legítimas.

Por fim, gostaria de reiterar que em nenhum momento usarei deste espaço para fazer política, nem para comentar atitudes alheias de qualquer tipo, pois para isso há outros meios mais adequados. Uso do meu direito de ter opinião própria, mas não e por isso que tratarei a quem for com desrespeito ou falta de cordialidade. Convido a todos para que utilizem o recurso de comentários no blog, mas peço que sejam sempre cordiais e respeitosos e que tenham a  conduta pertinente a este espaço.

Sem mais no momento, subscrevo-me,
Ítalo Carvalho
Criador e editor do blog "Bumerangue Salvador".

4 comentários:

  1. Ítalo, contra fatos não há argumentos seu post foi conciso e mostrou as evidências, não há o que questionar, acredito que seu texto foi claro e isento, aliás como sempre, parabéns pelo seu blog.

    att.
    Tales ~>

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tales,

    Achei melhor colocar esse esclarecimento para não deixar o dito pelo não dito. Caso contrário muitas pessoas ficariam com impressões erradas sobre mim e sobre o blog, o que aliás seria muito fácil de acontecer se eu não me manifestasse.

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Caro Ítalo,

    Concordo com o Tales. Seu texto está bem claro. Gostei muito do blog o tenho acessado com regularidade. Espero que certos comentários não te desanime a continuar divulgando seus estudos e idéias sobre bumerangues. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. /não vi motivo pra ataques em nenhum dos dois textos.
    Quem o viu, provavelmente não leu tudo, ou supôs algo baseado em um comentário.

    ResponderExcluir

Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.