Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

domingo, 28 de março de 2010

Lidando com o vento: direção

Olá, pessoas!

Para um bom arremesso, é indispensável saber exatamente a direção e ter uma noção da velocidade do vento. Na verdade, é mais fácil fazer a primeira coisa do que a segunda. Vamos por partes.

Cada modelo de bumerangue deve ser arremessado a um certo ângulo em relação ao vento. A todo iniciante se diz que esse ângulo é de 45º, o que nem sempre é verdade. Mas é um bom começo quando você está arremessando pela primeira vez um modelo que não conhece e, a depender de como o bumerangue se comportar, você corrige esse ângulo para mais ou para menos (veja o post sobre erros mais comuns). Mas para calcular o ângulo primeiro você deve saber a direção do vento (isto é, de onde está vindo) e isso é bem simples: use uma biruta!

Qualquer coisa leve pode ser usada como uma biruta. Muitos usam fitas de cetim, daquelas de enfeitar presentes. Fitas do Senhor do Bonfim também serve, se você tiver alguma sobrando. Algum pedaço de tecido bem leve também pode virar uma biruta se você amarrar nele um barbante. Enfim, use sua imaginação. Quanto mais leve for o material, mas sensível ao vento será sua biruta, que indicará a direção até mesmo de brisas bem fracas.

Algumas pessoas amarram a biruta no próprio corpo (geralmente as fitas), o que pode gerar alguns problemas (como o corpo bloquear o vento e a biruta não se mexer, a biruta enroscar no bumerangue ou nas mãos durante um arremesso ou pegada etc.). Recomendo que procure galhos de árvores, traves ou qualquer coisa horizontal fora da trajetória que o bumerangue vai seguir. Mas se você for arremessar em algum lugar que não tenha nada disso, eu tenho uma sugestão bem simples: arrume uma antena! Sim, uma antena telescópica daquelas de rádio ou de televisão, dividida em gomos que se encaixam um dentro do outro. Como ela é retrátil, fica fácil de transportar dentro de uma mochila, pra onde você for. Basta fincá-la no chão e amarrar nela a biruta. Caso você arremesse em lugares onde não dá pra enfiar a antena no chão (em gramados, por exemplo), você pode fazer uma base com pedras do próprio lugar para apoiá-la, ou mesmo fabricar uma base portátil (faça um cone com base bem larga, para que a biruta não caia de lado com ventos mais fortes). Sua imaginação é o limite! Aliás, quando se trata de bumerangue, muita coisa é improviso, então não se sinta envergonhado de tentar as mais loucas gambiarras! Só para citar um exemplo, já vi um cara em uma comunidade do Orkut que usa uma vara de pescar telescópica como biruta (com o adicional de que ela serve pra tirar o bumerangue de árvores e lugares altos, quando necessário).

Agora, se você não quiser ficar carregando nada por aí ou estiver arremessando sem sua biruta, você pode pegar um punhado de grama, areia bem solta ou qualquer coisa semelhante e soltar no ar para saber a direção do vento. Só não aconselho fazer isso sempre, pois é bem chato ter que abaixar toda hora, além de sujar a mão.

Dica: quando acertar o ângulo em que o bumerangue deve ser arremessado, use algum objeto para marcar a direção exata. Coloque um graveto apontando para essa direção e a cada arremesso volte para onde ele está e use-o como referência. O mesmo pode ser feito alinhando-se duas pedras ou qualquer outra coisa. Se você está em algum lugar que não tem nada disso para usar, você pode usar árvores ou postes como pontos de referência, arremessando o bumerangue do lugar de onde você vê dois deles alinhados.

Outras observações: No Brasil, o vento predominante é o Leste (a denominação do vento se dá pela direção de onde ele vem, não para onde ele vai), variando um pouco para o sul e para o norte a depender da estação do ano. Em locais próximos ao mar (principalmente na praia), a direção do vento tende a se manter constante. Já próximo a morros ou entre prédios,  pode mudar com frequência em curtos espaços de tempo, até porque pode acontecer do vento encanar. As condições de tempo também podem influenciar (céu aberto ou fechado, com poucas ou muitas nuvens). Tudo isso varia de lugar para lugar, então não dá para prever com exatidão. Preste atenção no lugar onde você costuma arremessar e talvez consiga encontrar um padrão.

Por fim, veja no tópico "Erros mais comuns" quais os erros relacionados com o vento e como corrigi-los.

Bons arremessos!
Ítalo Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.