Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

quinta-feira, 25 de março de 2010

Arremessando o bumerangue

Olá, pessoas!

Depois de saber algumas coisas sobre o bumerangue e de comprá-los, chegou a hora mais esperada de todas: arremessá-los! Mas vão com calma. Arremessar o bumerangue de qualquer jeito pode ser um risco para as pessoas (inclusive quem arremessou), para o próprio bumerangue e para tudo que está em volta! Por isso leiam com atenção esses dois guias:

Arremessando - Disponível no site do Jerri Leu, shaper e competidor de Baleneário Camboriú - SC

Como arremessar corretamente - Disponível no site do shaper Teixeira Curti, de São Paulo - SP

Tem dois pontos que merecem ser esclarecidos:

1. A empunhadura (a forma de segurar o bumerangue para arremessar) pode ser feita como se estivesse empunhando uma caneta ou como se estivesse beliscando a ponta do bumerangue (fazendo uma pinça com o polegar estendido sobre a face pintada e o indicador dobrado em contato com a face não pintada). Pessoalmente, acho que a empunhadura em pinça oferece maior facilidade para colocar giro no bumerangue. Testem as duas formas para descobrir qual é a mais confortável para cada um de vocês.

2. Embora os bumerangues sejam lançados na vertical, a maioria dos modelos volta na horizontal (o bumerangue "deita" durante o voo), sendo que a maneira mais segura de pegá-lo é em sanduíche, com
as duas mãos abertas, uma por cima e outra por baixo do bumerangue. Isso evita a maior parte dos acidentes. Aqui vai uma dica: não tente pegar bumerangues que passarem acima de sua cabeça, pois as pontas podem bater nas suas mãos ou braços e doer bastante. Também não tente pegar os que voltarem abaixo de seus joelhos, pois podem bater nas pontas do dedos e até quebrar unhas, mesmo que vocês não usem unhas compridas! Não tem problema deixar o bumerangue cair no chão, os atos de andar e se abaixar para pegá-los pode ser um bom exercício também! Com o tempo você aprende a prever onde o bumerangue irá cair e vai conseguir fazer mais pegadas sem problemas.



Outro material que vale muito a pena ver é esse vídeo, com várias dicas (algumas coisas, como regulagens, são abordadas em outras partes do blog):

Como arremessar - O vídeo foi feito e está no site do Ricardo Marx, competidor de Granja Viana - SP.

Treinem bastante e não desanimem! E se vocês não estão acostumados a fazer exercícios físicos se acostumem a sentir algumas dores musculares após as primeiras sessões de arremessos. Recomendo fortemente que façam alongamento do corpo todo antes e depois de cada sessão, isso ajuda a diminuir as dores e pode evitar contusões também!

Outra coisa: ao arremessarem ao ar livre, prefiram os horários antes das 10h e após as 15h, pois é quando o sol está mais fraco e os riscos de conseguirem um câncer de pele são menores (além do calor, claro), mas não deixem de usar protetor solar, chapéu e, se possível, óculos escuros (ajudam muito quando o bumerangue retorna contra o sol), além de beberem bastante líquido para reidratar (evitem bebidas alcoólicas). Também é bom calçarem tênis quando forem jogar na grama ou na terra, pois podem evitar machucados e até dores nos calcanhares (além de não deixarem que a poeira se misture com o suor nos seus pés e faça aquela sujeira!). Já na praia, os tênis são opcionais.

Bons Arremessos!
Ítalo Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.