Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

segunda-feira, 29 de março de 2010

Lidando com o vento: velocidade

Olá, pessoas!

Depois de aprenderem sobre a direção, é hora de falar sobre a velocidade do vento.

Para cada modelo de bumerangue existe uma velocidade (ou um intervalo de velocidades) ideal. Essa velocidade é definida pelo shape e pelo material do qual o bumerangue é feito. Geralmente os fabricantes indicam essa velocidade, ou melhor dizendo, a intensidade. Qual a diferença entre as duas coisas?

A velocidade é um dado numérico, em km/h, m/s, nós etc. Ela pode ser medida através de um anemômetro. Podem se bastante úteis e é possível encontrar anemômetros portáteis para comprar na internet custando a partir de uns R$100,00:


Já a intensidade não é um valor medido e sim uma inferência baseada na observação indireta do efeito que o vento causa em objetos.

Não há um consenso geral no Brasil (pelo menos não que eu conheça) de como classificar os ventos. Os fabricantes vendem bumerangues para ventos fortes, fracos e médios, mas cada um parece seguir sua própria escala. O único que deixa clara a que segue é o Jerri Leu, de Balneário Camboriú - SC: Condições de vento.
Observe que por essa escala é possível inferir a intensidade do vento pelo efeito que ele causa na biruta e nas árvores, ilustrando o que foi explicado acima.

Já o bicampeão brasileiro Sandro Freitas sugere outra escala (Via comunidade Bumerangue / Boomerang):

"de 0 à 6 km/h - Ventos Fracos
De 6 à 8,5 km/h - moderados
de 8,5 à 11km/h - Ventos médios
de 11 à 16km/h - Ventos fortes
De 16 à 22km/h - Ventão f####do
De 22 à 32km/h - Poucas coisas voam
32km/h é meu limite 

Não consigo jogar nada acima desse vento, testado em campo.
Mas imagino que um bom tijolo bem shepeado, talvez funcione.
Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahha"



Pessoalmente, prefiro essa segunda, pois os intervalos de velocidade são mais curtos e deixam a escala mais precisa, o que poderia ser bom na hora de escolher o bumerangue para comprar. Mas ainda não tentei shapear um tijolo ;-p.

Vale citar também uma outra escala (menos conhecida pelos praticantes do bumerangue) que é usada em algumas plantas: a Escala Beaufort (abreviada como "Bf"). Não é muito prática, uma vez que nem todo mundo arremessa em alto mar nem próximo a lugares com fumaça ou moinhos de vento.

Mas saber a velocidade exata do vento não é realmente importante (a não ser, talvez, para quem compete, que deve saber com precisão que modelo usar em cada tipo de vento). Com alguma prática, você descobre a melhor intensidade para cada um dos seus bumerangues. Eu mesmo faço isso apenas sentindo o vento e olho para a biruta só para confirmar a direção. E perceba que um mesmo bumerangue pode se comportar de maneiras diferentes a depender da velocidade do vento, geralmente com um retorno mais suave no vento mais fraco e retornando com muito giro nos ventos mais fortes (mais agressivo, ou como diz um amigo meu: "cheio de veneno")

Da mesma forma que a direção, a intensidade dos ventos tende a ser mais constante próximo ao mar e varia de acordo com o lugar, época do ano e condições de tempo. Preste atenção no lugar onde você costuma arremessar para perceber isso.

Por último, algumas dicas: veja no tópico "Erros mais comuns" quais são os erros relacionados com o vento e como corrigi-los. Veja também no tópico  "Regulando o bumerangue" como regular seu bumerangue para diferentes intensidades de vento.

Bons arremessos a todos!
Ítalo Carvalho.

Referências utilizadas:
Foto por Ítalo Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.