Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

terça-feira, 30 de março de 2010

Regulando o bumerangue

Olá, pessoas!

A maioria dos bumerangues já vem pronta pra arremessar, mas alguns modelos precisam ser regulados. Já em outros, as regulagens servem para alterar alguma característica do voo ou mesmo para deixar o bumerangue mais resistente ao vento. Veja abaixo os princípios gerais das regulagens (retirado do site Sempre Volta, do Jerri Leu):


USO DE ELÁSTICOS: 
elásticos 
Geralmente para dias de vento mais forte. Enrole um elástico em cada asa do bumerangue. Quanto mais para as pontas colocar, mais "arrasto" (freio) será dado ao bumerangue.
Bumerangue Tri Fly original em polipropileno, criação de Eric Darnell.
 
 
Os modelos de duas asas também podem ser regulados com elásticos, como nesta foto.
Bumerangue CC15
Shaper e Desinger: Jerri Leu
 USO DE FUROS: 
 
Os furos geralmente são usados para diminuir a rotação do bumerangue. Bumerangues que flutuam muito no momento de chegada, no caso os de trick-catch, tendem a "escapar", então, os furos nas pontas ajudam a diminuir esta flutuação.
Bumerangue Tri Fly original em nylon (Eric Darnell)
Shaper e Designer: Jerri Leu
 
Nos bumerangues para a modalidade 30m Relay, por exemplo, os furos fazem o boom perder o giro e ficar fácil para a pegada.
Parte de trás do Thunder, com furos de tamanhos diferentes nas asas e no centro.
**Shaper: Jerri Leu
Designer: Sandro Web Rider
Detalhe: os furos são permanentes, mas podem ser tapados com fita! Sem problemas
 USO DE PESOS: 
 
Você poderá fazer com que seu bumerangue atinja maiores distâncias, colocando pesos (como moedas de 1 centavo) nas pontas das asas. Se colocar um peso no centro do bumerangue, a distância tende a diminuir.
Shaper e Designer: Jerri Leu
 
Doblers com pesos em posições diferentes. 
O bumerangue de baixo é denominado "outsider" (o que voa por fora). O peso está na ponta, o que faz ir mais longe.
O de cima é o "insider" (que voa por dentro e cai primeiro). O peso está mais para o centro do boom.
 TORÇÕES: 
 
Quando se quer que o bumerangue faça uma volta mais curta, dá-se uma torcida para cima, na ponta da asa.
Quando se quer que ele vá mais longe, faz-se o inverso, torcendo-se para baixo.
Torção para cima, fazendo o boom fazer a volta mais curta. Nesta regulagem, dependendo da torção, o bumerangue também perde giro.
Nos AMBIDESTROS, esta é a regulagem para DESTROS!
 
Torção para baixo, faz com que o boom vá mais longe.
Nos AMBIDESTROS, esta é a regulagem para CANHOTOS!
 EMPENAMENTOS - (BEND-UP / BEND DOWN) 
 
Quando se faz esta regulagem "empenando" uma asa, ou outras mais, faz-se com que o boom suba e "flutue" mais. Empenando-se para cima, o boom faz um vôo alto e com maior flutuação.
Pode-se "empenar" uma ou mais asas. 

**a foto é meramente ilustrativa, o "empenamento" varia para o vôo desejado!
 
Procedendo o "empenamento" para baixo, o boom voará baixo.
Pode-se "empenar" uma ou mais asas.
**a foto é meramente ilustrativa, o "empenamento" varia para o vôo desejado!
 
Uma boa forma de se "empenar" todas as asa ao mesmo tempo (e uniformemente) é apoiando uma das asas no polegar, outra no indicador e outra no mínimo (mindinho), então pressionando no centro do boom.
 DESBASTE NAS ASAS - (UNDERCUT) 
 
Às vezes o bumerangue tende a "cair" antes de completar a volta, para corrigir isso é feito um desbaste na parte de baixo, na ponta da asa. Isso faz com que haja mais sustentação do boom e complete a volta.
Ao lado, o modelo OTTO, com expressivos undercuts nas duas asas.
Shaper e Designer: Jerri Leu
  Ampliando-se a área da ponta da asa, nota-se bem o desbaste.
 
Alguns modelos, como este Mega Ice-Runner, tem undercut tanto na fuga quanto no ataque.
Esse modelo foi desenvolvido para a modalidade LD (atingiu 90 metros!)
Designer: Manuel Schüetz
 CONCAVE: 
 
Essa regulagem é feita para encurtar a distância de vôo do boom.

Modelo Mong com concavidades nas três asas.
Note também que há undercuts.
Shaper e Designer: Jerri Leu
 MUDANÇA DE "OUTLINE" 
 
Muitas vezes é necessário mudar o desenho de um boom, para que tenha outro tipo de vôo, o que caracteriza uma regulagem. 
Mudança no "outline" de um Renner, de Axel Heckner. Este boom foi modificado para a modalidade Trick-catch.
Shaper e Designer: Jerri Leu























Depois de ter essa noção básica, vale a pena se informar mais desse assunto.

Primeira coisa que deve ser dita: as regulagens mudam apenas alguns aspectos do voo. Não adianta tentar regular um bumerangue de que voa com ventos fracos para que ele voe em ventos fortes. O máximo que se consegue é que ele voe em ventos um pouquinho mais fortes que o habitual. O mesmo se aplica com distância e altura do voo.

Segunda: as pontas das asas são as partes do bumerangue que mais afetam o voo. Pra ser mais exato, os últimos 25~30% do comprimento da asa. Assim, quanto mais próximo da ponta for a alteração, maior será o efeito. Porém as regulagens podem ser feitas em qualquer parte do bumerangue, a depender do efeito que se quer causar.

Terceira: cada modelo reage de maneira diferente às regulagens aplicadas. Por exemplo, para um modelo basta um elástico na ponta de uma única asa, enquanto em outro são necessários elásticos em duas asas, sendo que os dois bumerangues irão voar bem na mesma intensidade de vento após a regulagem. Cabe a vocês tentarem diferentes combinações para descobrir o que serve em cada modelo.

Quarta: como já foi dito em outro tópico, muito do bumerangue é improviso com materiais reaproveitados. Para regulagens vale a mesma regra. Pode-se usar chumbos, moedas, elásticos para dinheiro, pedaços de borracha ou feltro, fita adesiva, enfim, qualquer coisa pode servir. Sua imaginação é o limite.

Agora, algumas dicas a mais sobre as regulagens mais comuns:

  • Elásticos: são fáceis de encontrar ou mesmo comprar (pacotes com 200 unidades custam menos de R$3,00). Coloquem nas pontas das asas para reduzir o giro (spin) do bumerangue, caso ele volte muito agressivo. Em modelos de três asas coloquem um ou mais elásticos no centro, passando pelas três asas, para deixar mais resistente ao vento. Vocês podem combinar elásticos no centro e nas asas de diversas maneiras.
  • Furos: são menos utilizados atualmente, já que muitas vezes o elásticos geram o mesmo efeito (com a vantagem de serem reversíveis). Só façam furos no bumerangue se tiverem certeza de que eles serão mais úteis que os elásticos.
  • Pesos: chegam a alterar a distância que o bumerangue atinge em até 5 metros, a depender do que se utilize. Além das moedas, borrachas podem ser utilizadas (fixem com fita adesiva de boa qualidade, para que não saiam com facilidade durante o voo ou em quedas). É comum o uso de pequenas quantidades de chumbo cravadas nas pontas das asas para aumentar a distância (esse tipo de regulagem não é reversível) . Outra coisa que pode ser usada é lead tape, que é uma fita adesiva com chumbo que pode ser encontrada em lojas de material esportivo (são usadas para balancear raquetes de tênis). Quando colocarem pesos, não usem coisas muito grossas, pois isso pode alterar a aerodinâmica do bumerangue.
  • Torções: nem todo bumerangue aceita torções e empenamentos, apenas os de plástico (principalmente PVC até 1 mm e PP, já o ABS só aceita torções bem pequenas). Afetam a distância do voo em vários metros, a depender do modelo. São facilmente reversíveis.
  • Undercuts: se seu bumerangue está voando bem, não tentem fazer undercuts. Deixem para tentar fazê-los se algum dia vocês fabricarem seus próprios bumerangues.

Bons arremessos a todos!
Ítalo Carvalho

    2 comentários:

    1. ola sou facinado por bumer e ate faço meus .mas estou com dificuldades para fazer com q o de duas asas faça um voo bem redondo . sera q vc poderia me ajudar com algumas dicas?meu email´é: pardal.bumer@hotmail.com Agradeço se puder me responder!um abraço!Wellington Tiete S.P

      ResponderExcluir
    2. Oi, Wellington, alguns modelos de bumerangues têm um voo mais comprido mesmo. Às vezes é sua forma de arremessar que fez ele se comporte desse jeito, tente mudar isso (varia a altura e a inclinação do arremesso). Se você estiver fazendo os bumerangues a partir das plantas que tem na internet, procure alguma que tenha o desenho do perfil, assim você saberá se está fazendo corretamente.

      Qualquer coisa, prefira perguntar nas listas de discussão ou comunidades do orkut, lá o pessoal pode ajudar melhor do aqui pelo blog.

      Abração e boa sorte!

      ResponderExcluir

    Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.