Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

terça-feira, 23 de março de 2010

Sobre bumerangues

Olá, pessoas!

Sempre achei que as pessoas devem ser bem informadas sobre tudo que fazem, então aqui vai uma introdução bem legal sobre os bumerangues, incluindo alguns fatos históricos bem interessantes. É bem resumido, mas tem as coisas básicas que qualquer praticante deve saber (e o suficiente pra impressionar os desinformados numa conversa!). O texto foi retirado do site Sempre Volta, do Jerri Leu:

"Bumerangues são objetos fascinantes, simples de se usar e que qualquer pessoa pode praticar este esporte, independente da idade.

São verdadeiros, não como aqueles brinquedos que já vimos em desenhos animados, muito menos como aquela arma que decepa dedos de bandidos.

Muitos ficam tão envolvidos com estes objetos, que se tornam verdadeiros pesquisadores e experts no assunto, indo atrás de informações sobre aerodinâmica, forças que agem sobre o bumerangue, novos formatos, enfim...

A partir desta compreensão, tem-se condições plenas de construir seus próprios bumerangues, a partir de plantas que facilmente se encontra em vários websites, ou criando suas próprias plantas.

Para isso, bastará que se tenha pouca ferramenta (serra, lima grosa, lixas, etc...) e disposição para testar as obras acabadas, porém com a necessidade dos testes de vôo, podendo haver a necessidade de ajustes no “shape” (geralmente nas bordas de ataque e de fuga).

Os bumerangues podem variar de formato e de número de asas: 2, 3, 4, 5, 6 asas e mais (dependendo da criatividade do designer!). Existem também vários outros formatos, artísticos ou decorativos: em forma de gato, de letra, papa-léguas, gaivota, guarda-chuva, cabide, etc...(a criação vai por conta do grau de espírito de cada designer!)

Existem também bumerangues específicos para cada modalidade: fast-catch, endurance, double, trick-catch (para estas modalidades geralmente são usados os de 3 asas ), precisão (podendo ser de 2 e 3 asas), longa distância (comum usar de 2 asas, regulados com pesos), mta e mta 100 (este é um bumerangue específico, que tem como característica “flutuar" por muito tempo no ar).

Muito bumeranguistas não se contentam em apenas jogar em espaços abertos, então, possuem (geralmente fabricados pelos mesmos) bumerangues feitos em papel-cartão, para arremessar dentro de casa ou no escritório!

Finalmente, construir bumerangues pode ser classificado como um trabalho de arte. Arremessar, uma terapia para quem pratica e deslumbramento para quem aprecia!

HISTÓRIA

O continente Australiano é o lugar onde até pouco tempo utilizava-se o bumerangue, então daí que se tem identificado este objeto como sendo exclusivo e de origem neste continente.

O bumerangue mais antigo que se tem notícia, feito a partir de uma presa de mamute, foi encontrado na Polônia em 1987, com a idade calculada em torno de 23.000 anos. Os bumerangues de madeira mais antigos, foram descobertos em Wyrie Swamp, no Sul da Austrália, pelo arqueólogo Roger Luebbers, em 1974 e que tem em torno de 8 a 10 mil anos de idade. Também aparecem em inscrições rupestres sobre rocha, em Arnhem Landy (Australia) e acredita-se que tem mais de 15 mil anos.

Outros bumerangues pré-históricos foram encontrados em Jutlandia (Dinamarca) com aproximadamente 7 mil anos de idade e outros aparecem representados em cavernas no norte da África, com idade estimada de 9 mil anos.

Os índios Hopi, do Arizona (EUA), os esquimós, povos da Índia do Antigo Egito, Holanda e Alemanha, também eram lançadores de uma arma de caça e combate semelhantes aos utilizados pelos aborígines australianos. O próprio índio brasileiro tinha o seu bumerangue, o tacape. Acredita-se que o bumerangue foi sendo esquecido com o uso de outras armas, como arco e flecha.

Os bumerangues que foram achados em escavações arqueológicas no Egito, mostram bumerangues muito elaborados, construídos em madeira e osso, decorados com ouro e pedrarias de brilhantes, onde foram utilizados como objetos sagrados. O Faráo Tutancamon foi um dos grandes aficcionados pelo bumerangue. Em sua tumba foi encontrado uma caixa com vários bumerangues adornados em ouro. Era considerado um esporte de elite, um esporte mágico, conforme desenhos encontrados em papiros e pinturas em paredes

.
Acima, a caixa de bumerangues achados na tumba de Tutancamon

Acima, bumerangues encontrados no Egito.

No princípio acreditava-se que o bumerangue era utilizado para golpear os animais durante a caça, devido à sua trajetória curva e a grande distância que podia ser arremessado.

Também se supôs que a característica de retorno era muito útil, pois se o bumerangue não não golpeasse o animal, poderia o caçador tê-lo em retorno à mesma posição do lançamento, poupando assim de se fabricar outra arma de caça.

Estudos mais minuciosos sobre estes achados arqueológicos da época, revelaram que o uso do bumerangue não tinha esta função (golpear animais), mas sim, usavam como bastões para assustar as presas e serem conduzidas para redes estendidas pelos caçadores. Estes bastões não regressavam, ou pelo menos não faziam de forma suficientemente precisa.

O termo "boomerang" é de origem européia, pelos brancos , sendo que os aborígines o chamavam de "kylie" ou "karlie" e foram encontrados peças arqueológicas com 1,30 metros, com 1 kg e que alcançavam vôos de até 200 metros!

Também se descobriu que uma variedade destes bastões era utilizada para cerimônias e jogos ("Corroborees" em língua aborígene). Neles, mediante a demonstração da habilidade no seu manejo, podia-se dizer quem assumiria a chefia nas expedições de caça. Os bumerangues formam parte do conjunto de elementos sagrados da cultura tribal.

Acima, o "Corroboree"

Acima, ritual aborígine, onde se utiliza o bumerangue

O bumerangue era utilizado diariamente, às vezes como ferramenta pa cortar (carne ou vegetais), como também para cavar a terra em busca de raízes comestíveis e como arma contra inimigos e contra animais. Utilizavam-no também na pesca, golpeando com habilidade a superfície da água.

Um bom bumerangue era símbolo de poder. O desenhos que o decoravam também eram significativos, identificando membros de famílias e clãs, mostrando assim a riqueza de quem o empunhava. As mulheres não podiam utilizar-se dos bumerangues ou kilies.

Atualmente, o bumerangue não é mais tido como uma arma, mas sim como um esporte que fascina cada vez mais e mais curiosos e a cada ano muitos adeptos surgem.

No Brasil temos hoje vários fabricantes de bumerangues, alguns mais expressivos, como Ricardo Bruni Marx, Leandro Henrique Borges, Jair Rodrigues e outros que a cada dia vem se destacando mais e mais, criando novos modelos, nos mais diversos tipos de materiais, como madeira, celeron, fenolite, pvc, poliestireno, policarbonato, fibra de vidro e fibra de carbono."



É difícil encontrar mais informações em português na internet. Se você sabe inglês, recomendo procurar por "boomerang" nos sites de busca. Só pra dar um gostinho, aqui vai um link para o livro "Boomerang: behind an Australian icon", por Philip Jones, no Google Books (não está disponível por completo, mas não deixa de ser interessante):

Outro livro interessante é o "Boomerangs: How to Make and Throw Them", por Bernard Sterling Mason, disponível em sites de livrarias internacionais.

Só um aviso: procurar por informações sobre bumerangues na internet é meio complicado, não importa em que língua seja! Apesar do desconhecimento por grande parte do público, eles fazem parte da cultura popular e há vários livros de ficção e auto-ajuda e até programas de televisão e boates com "bumerangue" no nome, o que atrapalha bastante as buscas, então seja paciente!

Bons arremessos a todos!
Ítalo Carvalho

Um comentário:

  1. hahahahahahaha é complicado mesmo, existem um canal de TV chamado Bumerang...aih dificulta mesmo

    ResponderExcluir

Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.