Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

terça-feira, 23 de março de 2010

Como escolher seu primeiro bumerangue

Olá, pessoas!

Para arremessar bumerangues, primeiro é preciso tê-los, certo? Então aqui vão algumas dicas de como comprá-los (aprendi a maioria por experiência própria)!

Se você vai comprar seu primeiro bumerangue, recomenda-se que seja de 3 asas. São mais fáceis de arremessar e de pegar no retorno, além de terem um voo mais estável. Prefira modelos que tenham voo alto e que tenham um retorno por cima. Os sites geralmente trazem essa informação e recomendam quais de seus modelos são mais indicados para inciantes. Caso não façam isso, você pode enviar um e-mail perguntando e muito dificilmente ficará sem resposta (comigo nunca aconteceu). Veja também se o modelo é para destro (arremessado com a mão direita) ou para canhoto (arremessado com a mão esquerda). Muitos sites já indicam isso ou oferecem a opção de você encomendar modelos para canhotos. Também é possível comprar modelos ambidestros. É fundamental que você saiba como reconhecê-los.

Prefira modelos de curto alcance (até 20~25 metros) e de materiais leves, como PVC de 1 ou 2mm ou PVCe (expandido), pois assim você evita se machucar e machucar outras pessoas. Eles voam apenas sem vento ou com vento fraco, e isso não é um problema, uma vez que para jogar em ventos mais fortes é melhor já ter alguma prática para evitar acidentes. E por falar em acidentes, tome cuidado para não quebrar seu bumerangue e sempre siga as instruções de arremesso! Mas se isso acontecer, não desanime. Muitos jogadores experientes também podem quebrar um bumerangue. Portanto, resista à tentação de comprar bumerangues mais caros no início. Outro material, mais resistente que o PVC e um pouco mais pesado também, é o PP (polipropileno), que exige um pouco mais de cuidado na hora de arremessar. Não recomendo muito outros materiais, mas não quer dizer que você não possa comprá-los (Só evite bumerangues de MDF, que não é um material bom para bumerangues, embora alguns sites vendam a preços muito altos para a qualidade baixa).

Aqui vai uma dica preciosa: compre bumerangues com cores chamativas ou bem coloridos. Particularmente, tenho preferência pelo vermelho e pelo laranja. Isso é muito útil quando você erra o arremesso. Evite o verde, pois ele fica camuflado na grama e nas folhas das árvores. O preto também fica difícil de encontrar em árvores com folhagem muito densa e em lugares mais escuros, assim como outras cores muito escuras (elas só se destacam se você for arremessar na praia, já que a areia é branca). Já o branco fica difícil de acompanhar durante o voo em dias nublados. Mas se você acabar comprando um bumerangue pouco visível, você pode repintá-lo (exceto o PP, que não aceita tintas sem um banho químico com promotores de aderência) ou colar adesivos sobre ele, principalmente aqueles adesivos refletores vermelho e prata que se vê em capacetes de motoqueiros, bicicletas e caminhões.

Bom, acho que esses são os principais pontos que você tem que levar em conta na hora de escolher seu primeiro bumerangue!

Bons arremessos!
Ítalo Carvalho.

7 comentários:

  1. Oi, Ilusionist! Note que eu disse "até 25 metros". Considere que poucos bumerangues desenhados para serem arremessados em locais abertos vão voar muito menos do que isso. Existem alguns modelos que voam por volta de 10 metros, mas são mais recomendados para lugares fechados, pois não aguentam muito vento.

    Perceba que nas competições outdoor o alcance mínimo que os bumerangues devem ter é de 20 metros. Isso em um campo de 100 metros de largura! Se você não chama isso de curto alcance, temos pontos de vista bem diferentes, hehehehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é curto alcance pois os LDs chegam a mais de 100 metros rs

      Excluir
  2. Italo, bumerangues de curto alcance podem voar entre 3 a 8 metros sem duvida alguma esses são os melhores, é bom explicar tambem para um iniciante a diferença entre um bumerangue para destro e canhotos.

    Magrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Magrão, mas esses se encaixam na categoria indoor também. Quanto à diferença de bumerangues pra destros e canhotos, acho que vale um post pra explicar essa diferença e falar também dos ambidestros.

      Excluir
  3. italo,vai ser meu 1º bumerang podeser esse http://www.bumerangue.com.br/loja/product_info.php?products_id=132
    eu nao tenho menor idea obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Infinity é um modelo pra quem já tem alguma experiência, até porque ele passa 30 metros brincando. Veja os modelos da sessão para iniciantes.

      Excluir

Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.