Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

sábado, 24 de abril de 2010

Cuidando de seus bumerangues

Olá, bumeranguers!

Lembro de ter visto em algum vídeo do Youtube (não lembro qual) que um bumerangue dura em média três anos. Não sei se essa estimativa é confiável,  pois vai depender do material utilizado e se é um modelo just-for-fun ou para competição, além, é claro, dos cuidados que o praticante toma. E é justamente desses cuidados que vou tratar aqui. Como os bumerangues são objetos simples, não é necessário um grande número de cuidados. Na verdade, a maioria das coisas que escrevo aqui são apenas bom senso, e o resto são boas idéias que podemos usar.

A primeira coisa é o armazenamento. Quando temos poucos bumerangues, costumamos deixá-los largados em qualquer lugar. Porém, com o tempo vamos aumentando nossa coleção e vemos não dá mais para fazer isso. Muitos utilizam mochilas para guardá-los e transportá-los para o campo. Embora não seja o ideal (pelo risco de empenar os bumerangues e até arranhar a pintura), é eficiente, desde que não fique muito apertado.

[1]

Também é possível encontrar malas de campo com divisórias internas de plástico, que acomodam sem problemas de 25 a 30 bumerangues (a BUME e a Free Flyght possuem alguns modelos).

Uma maneira ainda melhor é usar caixas plásticas grandes e construir nelas divisórias ou suportes para acomodas os bumerangues. Como são espaçosas e pesadas, são uma opção mais viável para quem possui carro. Podem ser usadas caixas de ferramentas ou do tipo tupperware:

[2][2][3][3]

Para os modelos de MTA podem ser construídos estojos à parte, o que evita que eles percam a regulagem. Estojos feitos com canos de PVC de 75 mm são muito usados pelo mundo e fáceis de fazer, mas existem outra opções:

 [2] [2]
 [3]

Além dessas opções, há pessoas que penduram seus bumerangues em pregos nas paredes, fazendo deles uma forma de decoração (principalmente os modelos artísticos e os exemplares de colecionador, que não são arremessados).

Não importando de que maneira vocês armazenem seus bumerangues, outros pontos devem ser observados. Nunca os deixem expostos à umidade, ao sol ou a altas temperaturas, pois isso pode empená-los (evitem deixar dentro do carro, que sofrem grandes variações de temperatura ao longo do dia). Após arremessar, limpem os bumerangues com um pano úmido para retirar terra, poeira ou sal (pra quem joga próximo ao mar). Evite arremessar em locais que não areia fofa ou grama (exceto, é claro, os modelos indoor, que são arremessados em quadras cobertas), pois o cimento e até mesmo terrenos de terra batida com muitas pedras podem causar danos irreversíveis ao bumerangue. E nunca emprestem seus bumerangues para quem não sabe arremessar, pois além do risco de verem seus bumerangues quebrados ou perdidos existe o risco de alguém sair machucado. Se forem ensinar alguém a arremessar, prefiram modelos para iniciantes (e baratos, por via das dúvidas) e o façam em dias de vento calmo.

E já que mencionei a possibilidade de quebrar ou perder bumerangues, aqui vai uma dica bastante útil: sempre que comprarem novos modelos, façam plantas deles em cartolina. Assim vocês podem repor os modelos sempre que necessário, caso já fabriquem seus próprios bumerangues. Mas essas plantas devem servir apenas para uso próprio! Não as disponibilizem na Internet, pois são propriedade de seus criadores e ninguém gosta de ver seus modelos sendo copiados e vendidos por outros fabricantes!

Bons ventos a todos!
Ítalo Carvalho.

Referências utilizadas:
[1] Foto por Ítalo Carvalho
[2] Fotos por Jerri Leu
[3] Fotos por Sandro Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.