Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Materiais utilizados: os mais comuns

Olá, bumeranguers!

Uma das coisas mais complicadas pra se falar quando o assunto é fabricação de bumerangues são os tipos de materiais utilizados como matéria-prima (a física do bumerangue é mais complicada ainda, mas um dia eu encaro esse desafio). O motivo é bem simples: não há textos em português disponíveis na internet para quem quer se aprofundar! Assim, só entende quem trabalha com isso. E a menos que os shapers brasileiros estejam aceitando aprendizes em suas oficinas (seria uma boa ideia, se alguém abrir processo seletivo, me avisa!), só quem tem tempo (e grana) pode descobrir tudo na tentativa e erro. Fora isso, só nos resta encher o pessoal mais experiente de perguntas. Para reduzir um pouco essa lacuna no conhecimento fui pesquisar um pouco (leia-se "bastante"!) e encontrei coisas bem legais, que agora divido com vocês. 

Qualquer coisa pode servir para fazer um bumerangue, desde que seja plano e tenha uma certa rigidez, além de resistência. O que deve ser levado em conta é que tipo de bumerangue se quer fazer. Indoor ou outdoor? Para competição ou just-for-fun? A que distância ele deve voar? A que intensidade de vento ele deve resistir?

O que vai determinar o voo do bumerangue é o shape (que será tratado em outro post) e a densidade do material. Se forem feitos dois bumerangues de shapes iguais (incluindo a espessura) em materiais diferentes, o bumerangue feito no material mais denso será mais pesado e por isso tenderá a ter um voo maior e resistir a ventos mais fortes, existindo algumas exceções [1]. Copiar um bumerangue no mesmo material do original mas em uma espessura diferente (bumerangues outdoor geralmente são feitos em espessuras de 2 mm a 6 mm.) também pode alterar o voo em outras coisas além da distância e a resistência ao vento. É provável que o shape tenha que ser ajustado para que a cópia voe igual ao original.

Depois dessas noções básicas, vamos aos materiais. Os materiais descritos aqui são os mais comuns e fáceis de encontrar (em outro post são tratados os materiais menos comuns). Podem ser trabalhados com serra tico-tico, grosas, limas e lixas, não sendo necessárias ferramentas mais sofisticadas (vejam o post "Fabricando seus próprios bumerangues" para ver as ferramentas mais básicas). Recomenda-se que o shaper utilize máscara durante todo o processo (máscaras descartáveis de papel já são suficientes, exceto se a pintura for feita com pistola, mas isso será tratado em outro post). São eles:

  • Madeira - utilizada principalmente em forma de compensados, Quanto mais camadas o compensado tiver, melhor ele será para a fabricação de bumerangues (em outro post comento como escolher um compensado). Como cada camada é colada de maneira que as fibras da madeira fiquem em diferentes direções, os compensados são mais resistentes que a madeira maciça (que só é usada para fazer lap joints e natural elbows, mas esses bumerangues são mais frágeis e servem apenas como modelos artísticos para colecionadores, assim como os strip laminateds [2]). Densidade: Existem compensados com diversas densidades, cabendo ao shaper escolher a que mais se adequa ao modelo que será feito. O problema é que poucas vezes os vendedores sabem informar qual a densidade de seu produto. Usos: A madeira é utilizada para fazer bumerangues de basicamente todas as modalidades competitivas (menos frequentemente de Fast Catch e Enduro), além de ser um dos materiais mais utilizados para modelos just-for-fun. Porém está sendo largamente substituída por materiais sintéticos, pois estes, à medida em que vão sendo aperfeiçoados, apresentam melhor desempenho. Além disso, árvores adequadas à indústria madeireira estão ficando escassas, o que é um problema geral e não só para o mundo do bumerangue. Trabalho: É um material  fácil de trabalhar. Existem serras apropriadas para o corte, sendo que qualquer jogo de serras para tico-tico vem com pelo menos duas. Antes da pintura, recomenda-se passar seladora para evitar que a tinta seja sugada por entre veios. Para deixar a pintura mais bonita deve-se usar uma tinta branca como fundo para outras cores. Aceita diversos tipos de tinta. Como conseguir: compensados de boa qualidade podem ser comprados em madeireiras. Pequenos pedaços de compensados mais ruinzinhos podem ser achados em lugares que trabalham com madeira. Leia mais sobre a madeira aqui
  • MDF - "Mediunm Density Fiberboard", ou "placa de fibra de madeira de média densidade". Bastante usado pela indústria moveleira, é um excelente material para se aprender a fazer bumerangues pela facilidade de trabalhar e pelo baixo preço (com menos de R$30,00 dá pra comprar uma placa que rende algumas dezenas de bumerangues, assim ninguém precisa se preocupar se estragar alguns por causa de erros). Porém, serve apenas para aprender a fazer, pois o MDF não é muito resistente a impactos e os bumerangues ficam frágeis (o que não impede que durem muito, se forem tratado com muito cuidado). A espessura ideal é de 3 ou 4 mm, mais que isso deixa o bumerangue muito pesado [3]. Densidade: depende do tipo. O MDF standard tem densidade de 0,75 g/cm³, o light 0,6 g/cm³ e o ultralight 0,45 g/cm³ [4]. Usos: como os bumerangues ficam frágeis, o MDF é melhor aproveitado em bumerangues just-for-fun. Trabalho: do mesmo jeito que os compensados, com a vantagem de ser mais fácil de desbastar e dar acabamento. Como conseguir: Em madeireiras.
  • PVC - O PVC é um plástico e os bumerangues feitos dele na espessura de 1 mm ou 2 mm são fáceis de arremessar e de pegar, motivo pelo qual é bastante recomendado para iniciantes no esporte. Pode ser utilizado em espessuras que vão de 0,5 mm a 4 mm. Por ter uma alta densidade, não se recomenda o uso de PVC com mais de 5 mm (sendo que nessa espessura o bumerangue já fica muito pesado) [5] Densidade: entre 1,3 g/cm³ e 1,5 g/cm³. Usos: bumerangues just-for-fun para iniciantes e modelos para competições indoor* (com 1 mm ou 2 mm). Na espessura de 0,5 mm dá ótimos minibumerangues que podem ser arremessados em espaços bem reduzidos (de no mínimo 3 m). Trabalho: em 0,5 mm pode ser cortado com tesoura e a partir de 1 mm usa-se serra. O shape só é feito a partir dos 2 mm, abaixo dessa espessura se faz vincos (o princípio é o mesmo que os minibumerangues de papel). O PVC pode ser shapeado com lixas grossas, não sendo necessárias limas e grosas. Não chega a derreter em nenhum momento durante o trabalho, ao contrário de outros plásticos. Aceita diversos tipos de tinta. Como conseguir: o PVC pode ser comprado em lojas de materiais plásticos. Como é utilizado em comunicação visual, placas descartadas podem ser facilmente encontradas.
  • PVCe - gerado pela adição de bolhas de ar no PVC (o "e" significa "expandido"), deixando ele mais leve. Densidade: 0,85 gcm³. Usos: os mesmos que o PVC comum, principalmente na espessura de 3 mm. Trabalho: da mesma maneira que o PVC comum. Como conseguir: da mesma maneira que o PVC comum.
  • PP - Polipropileno. É um plástico atóxico, fácil de trabalhar, muito resistente a impactos e bastante barato, o que faz dele um dos materiais mais usados para a fabricação de bumerangues [1]. Pode ser regulado facilmente com torções e empenamentos e geralmente apresenta boa memória (as asas não voltam à posição original, a não ser que vocês desfaçam a regulagem). Pode ser usado em diversas espessuras, sendo as mais comuns de 4 mm e 5 mm. Os bumerangues podem ser feitos a partir de chapas (produção artesanal) ou por injeção em moldes (para produção industrial de larga escala). Densidade: 1 g/cm³ [1]. Usos: serve para bumerangues de todas as modalidades competitivas, exceto MTA e LD, sendo que para Australian Round é necessário o uso de chumbos [1]. Trabalho: deve ser serrado devagar, pois o calor gerado pelo atrito pode derreter o plástico, que volta a se colar depois que a lâmina passa [1]. Pode-se usar lixas ou limas para fazer os perfis das asas [1]. Como não aceita pinturas sem um banho químico, recomenda-se o uso de cores chamativas, como vermelho, laranja e amarelo. Como conseguir: em lojas de materiais plásticos.
  •  P.A.R. - Polímero de Alta Resistência. É difícil quebrá-lo, mas pode ser deformado (em caso de choques muito fortes com coisas duras, como postes e paredes, o bumerangue amassa no local, mas nada que altere muito seu funcionamento). Não é um material muito popular no Brasil, apesar de render bons bumerangues. Está disponível apenas com espessura de 4 mm. Densidade: aproximadamente 1,1 g/cm³. Usos: basicamente para modelos just-for-fun. Por ser um material um pouco flexível não é recomendado para modelos de duas asas de grande envergadura, devendo ser usado para aqueles de asas de tamanho médio ou pequeno [6], com envergadura padrão de 25 cm ou 26 cm [7]. A largura da asa deve ser de no mínimo 2,5 cm, mas podem ser feitos modelos com asas de 2 cm se forem adicionados undercuts [7]. Trabalho: deve-se usar serra com dentes de tamanho médio e cortar com velocidade baixa e constante, pois derrete e pode voltar a colar [7]. Pode ser lixado manualmente, mas se forem usadas lixadeiras elétricas ele pode derreter. Os bumerangues feitos de P.A.R. têm um retorno mais pesado, então é recomendado dar uma pequena lixada nas arestas ("quinas") para evitar machucados. Aceita diversos tipos de tinta. Como conseguir: Através da loja Free Flyght.
  • PSAI - Poliestireno de alto impacto. É um material bom para quem está aprendendo a fabricar. Mais resistente que o PS comum, que também serve para fazer bumerangues (a densidade, os usos e a maneira de trabalhar são iguais para os dois). Pode ser usado nas espessuras de 2 mm e 3 mm. Densidade: 1,04 a 1,07 g/cm³ [8]. Usos: é mais usado para modelos de três asas e em alguns de duas asas de tamanho reduzido [9]. Pode ser usado em modelos just-for-fun, mas também para competições nas modalidades Trick Catch, Fast Catch, Enduro, Precisão [9]. Nas espessura de 3 mm é possível fazer bumerangues para Australian Round que alcançam 35 m e MTAs que cheguem a 20 segundos de voo [9], o que não é muito para competições mas já é o suficiente para quem quer começar a treinar essas modalidades. Trabalho: derrete ao ser cortado, portanto o corte deve ser feito com velocidade baixa. Aceita diversos tipos de tinta. Como conseguir: através de lojas de materiais plásticos. Também é utilizado em comunicação visual, então não é difícil encontrar placas de PSAI descartadas.
  • PETg - material semelhante ao utilizado na fabricação de garrafas de refrigerante (conhecidas com "garrafas PET"), porém mais resistente. Por sua alta resistência, comparável à do PP, é considerado um material nobre na fabricação de bumerangues. Com uma densidade um pouco elevada, a melhor espessura é a de 3 mm, pois espessuras maiores deixam o bumerangue muito pesado [10]. É um material caro, por isso não é muito usado. Densidade: 1,27 g/cm³ Usos: por ser um material um tanto quanto flexível, não se recomenda fazer modelos de duas asas com ele, ficando melhores os modelos de três ou quatro asas [10]. No segundo caso as asas não podem ser muito grandes, para evitar que o bumerangue fique muito pesado [10]. É mais indicado para modelos que atingem no mínimo 30 m [9]. Trabalho: Não derrete ao ser cortado, pode ser trabalhado com lima e grosa e é fácil de pintar [9]. Como conseguir: através de lojas de materiais plásticos.
É importante notar uma coisa: densidade não significa necessariamente resistência a impactos! Um material pode ser pouco denso e bastante resistente, da mesma maneira que outro pode ser muito denso e de baixa resistência. E ainda tem mais: não fiquem preocupados em fazer bumerangues apenas dos materiais mais resistentes que existem. Quem já tem experiência em arremessar pode utilizar materiais pouco resistentes e fazer seus bumerangues durarem bastante. Já iniciantes podem quebrar modelos em materiais muito resistentes por causa da falta de habilidade, portanto isso é bastante relativo. Se fosse para ordenar os materiais do menos resistente para o mais resistente, ficaria mais ou menos assim: PS < PVC e PVCe < PSAI < P.A.R. < PETg < PP (Deixei a madeira e o MDF de fora porque depende muito da qualidade de cada tipo).

Quem quiser comprar chapas dos plásticos que listei acima recomendo a Central do Acrílico, a Vicky e a Day Brasil (essa última tem uma loja em Lauro de Freitas, perto aqui de Salvador). Vejam bem exatamente o que vocês querem através dos sites, pois os atendentes muito provavelmente não saberão ajudar se vocês disserem que querem fabricar bumerangues.

Em outro post tratarei de materiais menos comuns (e que dão mais trabalho) na fabricação de bumerangues. Quem quiser informações um pouco mais técnicas (não relacionadas à fabricação de bumerangues) sobre esses e outros materiais pode visitar esses links:

Materiais utilizados - disponível no site do Sanca, de São Carlos - SP.
Terminologia - Materiais - disponível no site do Jerri Leu, de Balneário Camboriú - SC.
Materiais / Brindes - disponível no site do Teixeira Curti, de São Paulo - SP (inclui uma comparação entre bumerangues em PVC e em PS, além do uso dos materiais que não tratei aqui)

Bons ventos a todos.
Ítalo Carvalho.

*Os modelos indoor possuem tamanho reduzido, qualquer que seja o material utilizado. Pode-se fazê-los no tamanho de uma folha A4 (210 mm x 297 mm) [9]

Referências utilizadas:
[2] Ricardo Marx, via comunidade Bumerangue / Boomerang
[3] Jerri Leu, via lista de discussão BUME.com.br
[4] Difratelli
[5] Magrão, via lista de discussão BUME.com.br
[6] Luiz Claudio Castro, via lista de discussão BUME.com.br
[7] Teixeira Curti, via e-mail
[8] Embratech
[9] Sandro Freitas, via  comunidade Bumerangue / Boomerang
[10] Jerri Leu, via comunidade Bumerangue / Boomerang

8 comentários:

  1. Olá Guaxinin, vamos fazer uma correção em sua descrição atual :
    ficaria mais ou menos assim: PS < PVE e PVCe < PSAI < P.A.R. < PETg < PP

    descrição correta : PP, PL, Policarbonato, TVE, Petg, PVC,P.A.R,PVCe,PSAI,PS,Fenolite, Celeron,

    Assim sendo cada material tem sua aplicação especifica em tipos de bumerangues e aplicações, For Fun, Indoor, Out, Aussies, LD,
    As especificações de cada material e suas dimensões espessura x densidades para cada boom.
    Nos sites geralmente tem indicações de cada material e seus booms possiveis de serem construidos.
    Grato e até breve

    ResponderExcluir
  2. Olá, "Anônimo".
    Obrigado pela dica, em breve vou reformular o post para corrigir. Mas o que é o PL? Desse eu nunca ouvi falar. E onde na escala se encaixariam a fibra de carbono, o nylon e o abs?

    Só me permita discordar de uma coisa: todos os sites sobre bumerangue em portugês que consultei - e foram muitos, se não todos - não trazem informações completas sobre o usos dos materiais para bumerangue. Todos que abordam o assunto eu já linkei aqui. O site da associação espanhola é o mais completo e ainda assim não tem tudo. Ainda não vi muitos sites em inglês, mas os que vi até agora também não têm tanta riqueza de informações quanto eu tentei (e consegui!) colocar aqui. Se você conhecer algum outro site (em português, espanhol ou inglês) que possa trazer mais informações quanto a isso, ficaria muito grato se você me indicasse.

    Peço que se identifique nos próximos comentários (ou entre em contato comigo por e-mail, tem meu endereço no meu perfil, veja no fim da barra à direita)

    Novamente, obrigado!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. olá ítalo sou da bahia tbm, e gostaria de saber onde posso conseguir material vc pode mim ajudar?? Mim mande seu MSN... ''jacson''

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jacson,

      Por aqui eu só conheço a Day Brasil em Lauro de Freitas, mas estou a procura de outros lugares. Não ando usando muito o msn, mas meu facebook é o http://www.facebook.com/italoncarvalho

      Excluir
  4. Olá, gostaria de saber se posso fazer bumerangue com PSAI de 4mm(na verdade mede 3,8mm). Pois só encontrei dessa espessura na minha cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poder, pode, mas vai ficar um tanto pesado. Se for fazer só pra diversão, priorize modelos de voem alto e cheguem na vertical, assim a pegada vai ser mais fácil.

      Excluir

Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.