Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Modalidades competitivas

Olá, pessoas!

O bumerangue é um esporte e como tal é normal que haja competições. Quem nunca pensou nisso deve estar se perguntando como são essas competições, então aqui vai um link onde tem tudo explicado:

Modalidades - Site do Jerri Leu, de Balneário Camboriú - SC

Essas são as modalidades individuais mais comuns. Além delas há modalidades em equipe:

"- Team Relay 30 (Revezamento 30 m.): formam-se duas filas, uma de cada equipe, a partir da linha de 30 metros. Ao sinal, os primeiros da fila vão para o centro da raia e jogam juntos. A distãncia mínima de vôo é de 30 metros. Ao pegar o bumerangue no retorno, os arremessadores voltam correndo à fila, tocam na mão do jogador seguinte e assim sucessivamente, até o último da fila. O retorno deve ser feito por dentro do círculo de 8 metros. Se o bumerangue não for pego no primeiro arremeso, deve ser lançado novamente e, pegando ou não no retorno, só após a segunda tentativa se retorna à fila para liberar o próximo arremessador. Vence a equipe na qual todos os arremessadores tiverem jogado no menor tempo.
- Super Catch: um jogador da equipe lança um MTA e é dado um sinal sonoro. Ao sinal, outros 3 membros da equipe iniciam jogadas de Fast-Catch. Quando o jogador que lançou o MTA o pega no retorno, o sinal sonoro é acionado duas vezes para serem encerradas as jogadas de Fast-Catch. Vence a equipe que tiver mais pegadas de Fast-Catch, no total dos 3 jogadores."¹

As modalidades como descritas no link e acima são praticadas outdoor, ou seja, a céu aberto, em campos gramados. Há também competições indoor, realizadas em estádios ou quadras cobertas:

Bumerangue Indoor - Site do Thiago Lemos, de Rio de Janeiro - RJ

Em ambos os tipos, cada atleta arremessa sozinho, porém há um terceiro tipo em que mais de um atleta lançam seus bumerangues ao mesmo tempo - competições H2H (head to head, algo como mano a mano). As regras oficias de todos os tipos podem ser encontradas no link abaixo:


Para ficar fera em cada modalidade é preciso bastante treino e um bom preparo físico, então, se quiserem competir, esqueçam que existe preguiça!

Bons arremessos a todos!
Ítalo Carvalho


Referências utilizadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.