Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Preparando as plantas

Olá, pessoas!

Para seus bumerangues ficarem o mais próximo possível do que é colocado na planta e mesmo para um melhor aproveitamento do material vocês devem preparar as plantas para impressão (veja aqui onde conseguir plantas).

A primeira coisa a se fazer é ajustar o tamanho da planta de acordo com o tamanho do bumerangue. Isso vai fazer com que seus bumerangues tenham o tamanho certo, embora não haja muitos problemas em se fazer um pouco maior ou menor. O tamanho pode ser indicado principalmente de três maneiras

  • Escala: quando impressa, a barra da escala deve ter o comprimento indicado (No caso do Beats Mini a barra deve ter 10cm)
  • Envergadura: é indicada a envergadura (comprimento entre as pontas das asas) do bumerangue em centímetros ou em polegadas (representadas por dois tracinhos após o número: "Billy Bob" hook)
  • Taxa de ampliação: a planta deve ser ampliada de acordo com a porcentagem indicada (veja o quadro na parte de baixo da imagem: Avantage)

Para fazer o ajuste há duas opções: imprimir e tirar uma fotocópia (xérox) ampliada ou ajustar direto no computador, usando um editor de imagens (recomendo o GIMP, que é gratuito). Para saber em quanto ampliar nos dois primeiros casos citados acima basta usar essa fórmula:

A = E x 100 / F

Onde:
  • A é a taxa de ampliação; 
  • E é o tamanho que a barra de escala ou a envergadura do bumerangue devem ter depois de ampliados;
  • F é o tamanho da barra de escala ou a envergadura do bumerangue antes da ampliação (vocês podem medir com uma régua na planta impressa se forem fazer fotocópia ou com a ferramenta de medidas do editor de imagens)
Pra exemplificar vou usar a planta do "Billy Bob" hook. Ela indica que a envergadura do bumerangue depois de feito deve ser de doze polegadas e meia, ou seja: 31,7 centímetros. Esse é o nosso E. Para achar o F basta utilizar a ferramenta de medidas do GIMP e medir a envergadura do bumerangue na planta, que dá 6,24 centímetros. Aplicando a fórmula: A = 31,7 x 100 / 6,24 , logo A = 508. Assim eu sei que devo ampliar a planta para que ela tenha 508% do tamanho que ela tem atualmente.

Pessoalmente, eu prefiro redimensionar no computador e depois imprimir, e vou dizer porque: dessa maneira eu posso planejar como posicionar todas as plantas em uma única imagem de um jeito que dê pra aproveitar ao máximo o espaço na chapa! Depois é só ir a alguma papelaria que imprima em papéis de tamanho grande e imprimir em uma única folha. Aí é só usar papel carbono para passar as plantas do papel para a chapa. Mas se vocês quiserem fazer apenas um modelo e ele for maior do que suas impressoras conseguem imprimir em uma folha, vocês podem imprimir em mais de uma folha e depois emendar uma na outra que vai funcionar do mesmo jeito.

O Sandro Freitas preparou um tutorial para quem usa o Corel Draw, vocês podem baixá-lo no link:

Colocando o Bumerangue na Escala No Corel Draw e Imprimindo[1]

Uma dica: para plantas sem escala, experimentem fazer os modelos de três asas com um comprimento de 14 cm da ponta da asa ao centro do bumerangue (eles ficarão com aproximadamente 26,5 cm de envergadura) [2]. Os de quatro asas ficam perto dessa medida também. Já os modelos de duas asas variam de tamanho de acordo com o tipo, mas quanto mais pesado for o material, maior deve ser a envergadura [2]. Para os tradicionais tentem fazer entre 30 e 50 cm [3]. Sugiro que tentem entre 28 e 30 cm para bumerangues do tipo ômega e entre 25 e 28 cm para modelos do tipo moderno (modern two blader). Veja como são os principais tipo de bumerangue no link abaixo (está em inglês, uma dia talvez eu traduza e poste aqui):


Notem que esses números são médias. Os modelos podem variar para mais ou para menos, mas repito: os bumerangues provavelmente vão funcionar se forem feitos um pouco maiores ou menores. Porém recomendo que só tentem bumerangues de plantas com escala quando estiverem começando (principalmente os de duas asas).

Quem quiser tentar fazer bumerangues em materiais de espessuras diferentes da que consta na planta, pode usar a tabela abaixo. Procurem na primeira coluna a espessura indicada na planta e na segunda linha a espessura do material de que serão feitos os bumerangues. O número indicado na tabela é a porcentagem do tamanho que o novo bumerangue deve ter em relação ao original. Notem que essa tabela só funciona se o material for o mesmo que o indicado na planta ou outro material com densidade similar (vejam as densidades de alguns materiais no post sobre "Materiais utilizados mais comuns"). Confiram:

Resizing Boomerang Plans - Arquivo disponível na lista de discussão Boomerang Talk

E uma última coisa: as plantas geralmente são para bumerangues que funcionam para destros. Os canhotos têm que inverter (espelhar) a imagem. O resto é igual.

Bons arremessos!
Ítalo Carvalho


Referências utilizadas:
[1] Sandro Freitas, via lista de discussão BUME.com. Obrigado por permitir a reprodução aqui, Sandro!
[2] Jerri Leu e Sandro Freitas, via comunidade Bumerangue / Boomerang. Obrigado pela atenção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.