Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Materiais utilizados: os menos comuns

Olá, pessoal!

Em outros post falei sobre os materiais mais comuns utilizados como matéria-prima para bumerangues e detalhei um pouco a madeira, além de noções básicas sobre as influências da escolha do material. Agora chegou a vez dos materiais menos comuns.

Os materiais que descrevo aqui são menos utilizados na fabricação artesanal de bumerangues por vários motivos. Geralmente são mais caros, mais difíceis de se encontrar e exigem equipamentos mais sofisticados (além de mais experiência) para shapear. Também é preciso tomar medidas de segurança específicas ao manuseá-los, pois podem produzir pós ou vapores tóxicos e bastante prejudiciais à saúde [1]. Por esses motivos é mais comum se ouvir falar da utilização desses materiais apenas por quem fabrica bumerangues para comercializar (e também por alguns poucos que competem e fazem para uso próprio). Confiram:
  • Fenolite - é um material feito de camadas de papel e resinas sintéticas. Densidade:  1,4 g/cm³ [1]. Usos: na espessura de 1,5 mm se faz MTA de três asas, em 2 mm serve para MTA de duas asas e Trick Catch, com 2,5 mm serve também para Trick Catch e com 3 mm e 3,5 mm serve para Australian Round [2]. Trabalho: Pelo pó e gases que libera, deve ser trabalhado com máscaras com filtro. Por ser duro, trabalhar com ferramentas elétricas acelera bastante o processo. Como conseguir: em lojas de plásticos industriais.
  • Celeron - semelhante ao fenolite, porém o papel é substituído por malha de tecido. Densidade: 1,35 g/cm³ [3]. Usos: com 2,5 mm de espessura para Trick Catck e com 3 mm para Australian Round [2]. Trabalho: da mesma forma que o fenolite. O corte deve ser feito com serra especial para metais, devido a sua dureza. Quanto mais fina a malha, melhor o acabamento [2]. Como conseguir: em lojas de plásticos industriais.
  • Fibra de vidro - fabricado com finíssimos filamentos de vidro aglutinados com resinas e colocados sob pressão. Bastante resistente a impactos. Também se vê por aí os nomes G10, G11 e TVE que são todos tipos de fibra de vidro. Densidade: 1,8 g/cm³ [1]. Usos: por ser um material denso é mais comum se utilizar as espessuras de 1,5 mm a 2 mm [1], podendo também ser usadas as de 2,5 mm e 3 mm [2]. É mais utilizados em modelos para Longa Distância e Australian Round [1], mas existem modelos para Trick Catch feitos nesse material [2]. Trabalho: pode-se usar moldes ou chapas. O corte deve ser feito com serra especial para metais, devido a sua dureza (no caso de se usar chapas). Alguns dos microfilamentos são liberados durante o trabalho e podem causas sérios danos à saúde, então é preciso usar máscara com filtro e proteção para os olhos, cobrir o máximo possível do corpo com roupas compridas e fechar com talco os poros da pele que não estiver coberta pelas roupas. Por ser duro, trabalhar com ferramentas elétricas acelera bastante o processo. Como conseguir: na forma de chapas de TVE, em lojas de plásticos industriais.
  • Policarbonato - é um material muito resistente a impactos e dos mais nobres na fabricação de bumerangues [4] Densidade: 1,2 g/cm³ [1]. Usos: nas espessuras de 2mm ou 3mm [4], principalmente em modelos para Australian Round, mas também para Precisão e Trick Catch [1]. Trabalho: para ser pintado, passa por um lixamento fino por toda a superfície para criar âncoras onde a tinta pode aderir [4]. Como conseguir: em lojas de plásticos industriais.
  • Fibra de carbono - material bastante resistente, o que permite que se faça bumerangues bem finos e leves com ele. É bastante caro e exige bastante conhecimento para ser trabalhado, então poucos se empenham em usá-lo Densidade: 1,7  g/cm³ [1]. Usos: nas espessuras de 1,2 mm a 2 mm [2], principalmente para MTA e raramente para LD. Trabalho: feito principalmente com moldes. Deve ser trabalhado com máscara com filtro e luvas. No caso de se usar chapas, o corte deve ser feito com serra especial para metais, devido a sua dureza. 
  • ABS - plástico bastante duro, mas com o tempo e a exposição à radiação UV do sol ele resseca e fica quebradiço, embora bumerangues feitos dele possam durar bastante se forem bem cuidados. Densidade: 1 g/cm³ [1]. Usos: Fast Catch, Enduro e Precisão. Trabalho: pode-se usar apenas grosas e lixas [2]. Como conseguir: Dificilmente se consegue chapas desse material, então é mais comum comprar bumerangues e modificá-los
  • Nylon -  é um polímero com características semelhantes ao PP e, apesar de seu alto preço, é bastante usado para fabricar bumerangues [1]. Não se ouve falar muito da fabricação artesanal de bumerangues desse material no Brasil. Densidade: 1,14 g/cm³ [1] . Usos: é mais utilizado em espessuras entre 2 mm e 3 mm [4] em modelos para Fast CatchEnduro, Trick Catch e Precisão [1]. É um pouco mais maleável que o PP e tende a resistir um pouco mais a ventos fortes. Trabalho: da mesma forma que o PP e também pode ser trabalhado sem proteção especial [1]. Também precisa de tratamento especial para ser pintado, pois a superfície não é muito porosa [4] . Como conseguir: em lojas de plásticos industriais.

Bons retornos a todos!
Ítalo Carvalho

Referências utilizadas:
[2] Jerri Leu, via e-mail (muito obrigado, Jerri!)
[3] Univeda
[4] Free Flyght

10 comentários:

  1. Poxa, tem nenhum comentario... Vou deixar uma duvida. :D

    Estava pensando hoje em como conseguir material para fazer bumerangues. Acabou passando uma ideia nerd de fazer apartir de placas-mãe de computador.

    Ai pesquisando no goolge encontrei este blog.
    http://boomerangdave.wordpress.com/2009/10/06/

    Infelizmente não tem detalhes do material. Alguem aqui já se arriscou a fazer boom com este material? Ou faz alguma ideia das propriedades do mesmo?

    João Mário Tavares Rodrigues
    Bauru SP
    joao_mario_tr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, João Mário.

    Dá pra fazer bumers com placa-mãe sim, elas são feitas de TVE. É só tirar todos os componentes com martelo e cinzel. Ela só tem um problema: empena fácil, então tem que ter certo cuidado na hora da pegada.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Placas de computadores sao feitas de fenolite. Fenolite é o primeiro material citado nesse post.

    ResponderExcluir
  4. Ola,

    estou tentando fazer um bumerangue de compensado. Fui o unico material que consegui encontrar aqui onde moro.
    O problema eh o seguinte: o compensado tem 15mm!!! 7 camadas...

    Sera q da certo?

    Renan , PR - Uniao da Vitoria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renan,

      Dar, até dá: se você já tiver experiência com fabricação e tiver braço pra lançar um bumerangue com mais de 1,5 de envergadura, uahahahahaha! Quanto mais grosso o material, maior (e mais pesado) terá que ser o bumerangue. Pra fazer um bumer de tamanho normal, o compensado não deve ter mais de 6mm (e só modelos de duas asas). O mais usado é 4 mm, que permite modelos de 2, 3 ou mais asas.

      Excluir
  5. Ola novamente,

    consigui agora um retalho de MDF com as redimensoes 15x15, 6mm.
    Eu poderia fazer um bumerangue com dimensoes reduzidas nele?
    Renan - PR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renan, MDF de 6 mm é bastante pesado pra bumerangues, não funcionaria. Lembre: materiais mais pesados exigem bumerangues maiores.

      Excluir
  6. Ola de novo.

    Venho aqui apenas pra falar que consigui fazer um bumerangue que volte.
    O de compensado de 15mm naum voltava. O de mdf quebrou durante a fabricacao. E agora consegui uma madeira de 4mm. Soh naum sei que madeira que eh. Fiz um bumerangue com ela, e que volta.
    Renan

    ResponderExcluir
  7. cara eu preciso de uma ajuda sua, tentei fazer um boom com compensado 4mm, o modelo escolhido foi o tradicional mas acabei errando a borda de fuga, há alguma maneira de fazer uma borda de fuga sem erro algum?
    se caso quiser entrar em contato eis meu e-mail: jesielro@gmail.com
    e o FB: https://www.facebook.com/jesiel.rocha.52

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de como você errou. O erro mais comum é cavar de mais e deixar ela muito larga. A única forma de fazer uma borda perfeita é praticar mesmo e prestar atenção na hora de desbastar.

      Excluir

Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.