Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Visita à Bahadara

Olá, pessoas!

Nos dias 22 e 23 de agosto eu andei fazendo turismo de bumerangue! Aproveitei uma viagem a Maresias pra ter um contato maior com outros atletas e aqui estão minhas experiências!

Comecei encontrando com o Alexandre Ortega, de Boiçucanga. Lá ele me levou pra arremessar na praia (com bastante espaço e um brisa constante, um dos melhores lugares onde já arremessei) e me recebeu para um almoço em sua casa (o melhor frango assado do Brasil!) com sua família. Lá eu também descobri sobre bumerangues de acrílico, o que achei que não era possível (pensei que o material era muito frágil), mas parece me enganei. Uma pena que não pude conhecer o Rodrigo Bistricky, que os fabrica. Todos foram muito simpáticos, muito obrigado e desejo tudo de bom para vocês!

Alexandre (à esquerda) e eu

Saindo de Boiçucanga eu fui para São Paulo, onde o Magrão me recebeu.

Magrão e eu

Conheci a sede da Bahadara (ainda em construção) e vi a estrutura de silkagem (impressão dos desenhos) e embalagem dos bumerangues. Nunca tinha visto tanto bumerangue junto! Confiram:

Os bumerangues chegam da fábrica...

... e são silkados e embalados

Atrás de mim, os modelos tradicionais

Também tive um vislumbre da coleção de bumerangues do Magrão e de todo seu acervo de fotos, matérias e revistas:





Como eu só pude passar um dia lá, não deu pra explorar mais a fundo todo o material, mas vi algumas coisas interessantes, como o famoso bumerangue que o Magrão quebrou em seu primeiro contato com o objeto e um exemplar australiano com mais de 200 anos!

Primeiro bumerangue arremessado pelo Magrão, fabricado 
pelo Dr. Pagliuchi, o precursor do bumerangue no Brasil.

Modelo tradicional, original da Austrália, com 200 anos de idade

Conheci também a mãe do Magrão e a dona Vera, que trabalha com ele na Bahadara há anos, as duas muito simpáticas. 

E ainda ganhei de presente vários bumerangues, sendo que a maioria eu irei distribuir, aqui em Salvador, aos interessados em aprender a arremessar. Assim, espero popularizar ainda mais o nosso esporte!

Bumerangues que logo estarão voando nos céus de Salvador

Os tradicionais deram essa bela foto
(virou o papel de parede do meu computador!)

Porém, o mais importante não são os bumerangues, e sim o contato que mantivemos. O Magrão me contou várias coisas sobre o mundo do bumerangue e passou várias informações legais. Quem tiver a oportunidade de conhecer esse cara, com certeza vale a pena (se vocês quiserem saber um pouco sobre a história do bumerangue no Brasil e sobre o Magrão, leiam a matéria Do Boomerang ao Bumerangue!, da Ana Maria Lisbôa Mortari, no site VIVASP.com).

Valeu, tio! Vamos manter o contato pela internet e quando for possível nos encontramos de novo. Um forte abraço e todo o sucesso do mundo pra você!

Bons retornos a todos.
Ítalo Carvalho.

3 comentários:

  1. Que legal, eu conheço o Magrão a bastante tempo, mas ainda não tive a oportunidade de conhecer a fábrica.

    ResponderExcluir
  2. Cara qual endereço da bahadara. moro em sp e gostaria de fazer uma vizita la tbm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em contato com o Magrão e veja se ele agenda uma visita. Procura ele no Facebook, ou até mesmo manda um e-mail pelo site da Bahadara.

      Excluir

Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.