Olá, pessoas!
Dando continuidade às dicas para competições, depois das dicas gerais, aqui vão algumas para Trick Catch e Precisão.
Trick Catch Single:
Dando continuidade às dicas para competições, depois das dicas gerais, aqui vão algumas para Trick Catch e Precisão.
Trick Catch Single:
Tenha um bumerangue próprio para single. Se você usar um dos doublers e algo acontecer a ele (quebrar ou perder), você poderá ser prejudicado.
As quatro primeiras pegadas valem menos, então não se preocupe se você as errar. Concentre-se nas outras seis, pois as pontuações são maiores. É comum os competidores errarem as primeiras pegadas por estarem nervosos no início da prova. Mas se acertarem as outras seis, conseguem 90 pontos, o que com certeza garantirá uma ótima classificação.
Se posicione de maneira que o vento leve o bumerangue até você em vez de você segui-lo. Você porde regular o bumerangue para que ele caia de 2 a 5 metros à sua frente. Comece a correr logo depois do arremesso, não espere para ver para onde o bumerangue irá.
Cuidado com o sol. No momento da pegada, se movimente para que ele não fique na mesma linha de visão que o bumerangue, pois ele pode ofusca-lo. Basta se mover alguns graus para um lado.
Você pode treinar as pegadas em casa usando um bumerangue de papel ou papelão (se tiver espaço); ou girando um bumerangue de plástico e jogando para cima.
Nas pegadas:
- Mão direita e mão esquerda livres: tente pegar o bumerangue o mais alto possível, passando o polegar por cima dele. Assim, se você errar a primeira tentativa, terá outra chance de pegá-lo mais abaixo, até mesmo mergulhando para alcança-lo.
- Duas mãos atrás das costas: procure ficar de lado e inclinar o corpo na direção oposta à do bumerangue. Mantenha contato visual com o bumerangue tanto quanto for possível, assim você perceberá qualquer mudança mínima de direção que possa desviá-lo de sua mão.
- Duas mãos por baixo da perna: prefira pegar o bumerangue pelo lado de fora do corpo, assim você evita que ele se choque contra sua cabeça, ombros ou tronco. É possível pular para fazer a pegada, tendo então mais uma chance caso erre a primeira tentativa.
- Eagle catch: não tente fazer a pegada quando o bumerangue estiver muito alto. Espere (com a mão já levantada) que ele chegue à altura do seu peito para pegá-lo. Você pode deixar a outra mão estendida na altura da cintura para bater o bumerangue para cima caso erre a primeira tentativa, assim você terá uma nova chance de pegá-lo. Mas lembre-se: caso tenha sucesso na primeira tentativa, a outra mão deve sair do caminho para que não interfira na pegada.
- Hackey catch: pode ser feita por dentro (com a lateral interna do pé), por fora (com a lateral externa do pé) ou com a perna invertida (de letra). O chute por dentro é o mais seguro, pois o corpo fica numa posição mais favorável para pegar o bumerangue (nas outras duas você terá que se esticar mais para isso).
- Tunnel Catch: use a mesma dica que na pegada com duas mãos por baixo da perna, mas não pule, pois os dois pés devem estar em contato com o chão para que a pegada seja válida.
- Uma mão por trás das costas: use a mesma dica que na pegada com duas mãos atrás das costas. Você pode deixar o bumerangue bater nas suas costas para que ele pare de girar e facilitar a pegada, mas lembre-se de que você não pode prendê-lo entre a mão e o corpo para pegá-lo.
- Uma mão por baixo da perna: use a mesma dica que na pegada com duas mãos por baixo da perna.
- Foot catch: deite-se da lado para pegar o bumerangue com as laterais dos pés, reduzindo as chances de quebra-lo. Alguns atletas preferem fazer essa pegada com os pés descalços.
Trick Catch Doublers
Memorize a ordem e os valores de cada pegada, assim você pode decidir estratégias durante a prova.
Na hora de arremessar, sempre posicione o insider um pouco à frente do outsider em sua mão.
Se você perceber, depois do arremesso, que apenas um dos bumerangues está voando do jeito correto, garanta a pegada com ele e vá atrás do outro só se der tempo.
Faça a pegada que vale mais pontos primeiro, pois se você errá-la terá outra chance no outro bumerangue.
Lembre-se de que não deve soltar o primeiro bumerangue antes de ter pegado o segundo. Você pode ficar com ele na mão, colocá-lo na boca, na cintura ou na camisa, mas nunca deixe que caia no chão antes de ter dominado o segundo.
Na combinação Eagle catch / Foot catch, é recomendável fazer a Eagle primeiro, pois é mais difícil se levantar depois da Foot a tempo de alcançar o segundo bumerangue.
Precisão
Após o arremesso, saia imediatamente do bull’s eye, pois assim você evita que o bumerangue bata em você caso volte com precisão máxima, o que anulará o arremesso.
Preste atenção em que direções os outros competidores estão arremessando, assim você poderá perceber mudanças na direção e intensidade do vento quando for sua vez.
Veja também as dicas para Fast Catch, Enduro, Australian Round e MTA.
Veja também as dicas para Fast Catch, Enduro, Australian Round e MTA.
Bons retornos a todos!
Ítalo Carvalho.
Referências utilizadas:
Vídeo do 1º Campo de Treino com Gregg Snouffer e Mark Legg (recomendo que assistam)
Vídeo aula de Trick Catch do Sandro Freitas (também vale a pena assistir)
Ricardo Marx e Fracaboom, via Twitter
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.