Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dicas para competições 03: Fast Catch, Enduro, MTA e Australian Round

Olá, pessoas!


Depois das dicas gerais e dicas para Trick Catch e Precisão, aqui vão as dicas para Fast Catch, Enduro, MTA e Australian Round, concluindo a série


Fast Catch

Prefira modelos que mantêm o voo baixo durante todo o percurso. Quando o bumerangue sobe, ele percorre um caminho mais longo e toma mais tempo a cada volta.

Sempre se aproxime o máximo possível da linha da raia de 2 metros para arremessar, pois assim você ganha distância e se seu bumerangue estiver indo a pouco menos de 20 metros, você não perderá os arremessos. Tome muito cuidado para não pisar na linha e queimar o arremesso.

Na hora da pegada, não vire o corpo lateralmente. A pegada será mais segura se você encarar o bumerangue de frente e isso evitará que você perca tempo correndo atrás dele, caso não consiga segurá-lo.

Se você já consegue fazer o bumerangue voltar no bull’s eye, trabalhe na transição entre a pegada e o novo arremesso. Aproxime-se da linha da raia para pegá-lo e enquanto o posiciona nas mãos para o próximo arremesso, dê dois passos para o lado oposto, virando o corpo e se aproximando novamente da linha para arremessar. Aproveite a força da cintura e das pernas enquanto gira para dar mais força ao arremesso. Se você é destro, gire o corpo pela esquerda, se for canhoto, gire pela direita.

Se você perceber que o bumerangue não voltará no bull’s eye, não espere que ele chegue muito perto para se posicionar. Corra o mais rápido possível para o lugar onde você achar que fará a pegada. Lembre-se de que você deverá voltar ao bull’s eye para fazer os arremessos seguintes.


Enduro

Utilize as mesmas dicas que as para Fast Catch.

Mantenha um ritmo constante, não esquecendo de respirar. Não adianta começar num ritmo muito acelerado, se cansar rápido, depois de poucas pegadas, e não conseguir fazer as seguintes.

Procure se sentar por alguns minutos depois da prova. É uma das que mais exigem fisicamente do atleta e algumas pessoas pode inclusive sofrer de pressão baixa depois de realizá-la.


Australian Round

Se posicione para fazer a pegada logo após o arremesso. Não fique parado esperando para ver onde o bumerangue irá cair. Passe um pouco do local onde você acha que o bumerangue irá cair, depois se vire e pegue o bumerangue de frente. Como o bumerangue estará completamente em seu campo de visão, você saberá se posicionar melhor para fazer a pegada.

Na hora da pegada, você pode tentar pular, pegar o bumerangue e cair em uma raia menor, assim você aumenta seu score em dois pontos. Caso consiga fazer isso em todos os arremessos, você aumentará 10 pontos em seu score. Lembre-se: para que isso funcione, você deve estar no ar no momento em que pegar o bumerangue.

Em geral, quanto mais longe o bumerangue for, mais difícil será ganhar pontos por precisão. Prefira bumerangues que vão a 30 metros, mas que tenham uma grande precisão. Assim, se você fizer a pegada, pontuará mais do que se tivesse arremessado um bumerangue a 50 metros, mas que não voltou dentro da raia dos 10 metros. Lembre-se: a pontuação por precisão é maior que a pontuação por distância.


MTA

Na prova de MTA 100, arremesse no limite da raia de 50 metros, encarando o vento. Como o vento empurrará o bumerangue na direção oposta, você terá toda a área atrás de você para fazer a pegada.


Se a prova for de MTA ilimitado e houver vento, procure usar qualquer barreira contra o vento que existir no campo (árvores ou prédios muito altos, por exemplo). Arremesse próximo a ela, assim o bumerangue estabilizará mais fácil.

Comece a correr imediatamente após o arremesso, na mesma direção em que o vento está empurrando o bumerangue, assim você pode se posicionar à frente dele, facilitando a pegada. Fique atento a mudanças na direção do vento. Você pode pedir a alguém que fique na posição onde pegaria o bumerangue e correr para esta pessoa. Isso evita que você corra olhando para trás e tropece.

A melhor maneira de fazer a pegada é na altura do umbigo, deixando as mãos “moles” e dobradas para trás, dobrando-as para a frente apenas no momento exato de pegar o bumerangue. Isso evita que elas se tornem um obstáculo para o giro do bumerangue.

Sempre mire no centro do giro do bumerangue, e não o meio do bumerangue em si.

Você pode se abaixar e cair para trás, se deitando, no momento exato em que fizer contato com o bumerangue. Isso fará com que ele caia sobre seu corpo, caso a pegada não seja muito firme, em vez de cair no chão.

Alguns atletas mais experientes chegam a se deitar para fazer a pegada. Assim, quanto mais baixo eles pegarem o bumerangue, maior será o tempo contado. Se você não garante que conseguirá fazer isso, só tente depois de garantir dois ou três bons tempos em arremessos anteriores.

Caso o bumerangue quebre em sua mão e algum pedaço cair no chão, a pegada será válida se houver QUALQUER pedaço do bumerangue em sua mão, independente do tamanho.




Bons retornos a todos!
Ítalo Carvalho





Referências utilizadas:
Vídeo-aula de MTA do Sandro Freitas (também é recomendável assistir)
Ricardo Marx e Fracaboom, via Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.