Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

terça-feira, 30 de março de 2010

Fabricando seus próprios bumerangues

Olá, pessoas!

Uma consequência natural de praticar o bumerangue é fabricar seus próprios bumerangues, embora nem todos os praticantes fabriquem. O ponto negativo: dá trabalho e faz um pouco de bagunça, e quem não tem habilidade com trabalhos manuais tem um pouco de dificuldade, embora não seja uma tarefa difícil. O ponto positivo: vocês podem fazer um bumerangue novo quando quiserem, do modelo que quiserem, sem ficarem limitados pelos modelos que são vendidos por aí, e ainda podem escolher o material e pintar como quiserem. Como já disse antes, a imaginação é o limite. E outra: quando tiverem experiência o suficiente, vocês podem criar seus próprios modelos!

Este guia ensina o básico sobre como fazer um bumerangue de forma artesanal. Para quem quer fazer para uso próprio, já é o suficiente:

Faça você mesmo - Disponível no site do Sanca, de São Carlos - SP.

Neste outro link tem um glossário com várias ferramentas que também podem ser usadas na fabricação (facilitam e aceleram o processo, mas não são indispensáveis):

Terminologia: Fabricação - Disponível do site do Jerri Leu, de Balneário Camboriú - SC.

Pra começar, isso já é o suficiente. Aqui vai uma dica de puro bom senso: não lixem nem pintem seus bumerangues antes de testarem e se certificarem de que eles funcionam! Só depois de testes bem sucedidos vocês fazem o acabamento.

Em outros posts eu trago mais detalhes, como materiais mais comuns e menos comuns que podem ser utilizados e onde conseguir plantas. E um aviso: não se preocupem se os bumerangues não saírem exatamente como vocês queriam, afinal a única maneira de fazer dois bumerangues 100% iguais é através de moldes, que não é o caso aqui. Se ele funcionar já está bom e com a prática seus bumerangues ficarão cada vez melhores, então não desistam!

Vejam os outros posts da seção "Fazendo Bumerangues" para mais informações.

Bons arremessos!
Ítalo Carvalho.

5 comentários:

  1. Onde comprar a madeira?
    Jorge.

    ResponderExcluir
  2. E ai Italo beleza, tambem faço alguns bumes e peguei as dicas nestes sites e a satisfação é muito boa quando eles funcionam direitinho agora estou brigando para acertar uma machadinha Tomahank preciso só melhorar o shape mais esta quase lá hehehe o blog ficou joia, um abraço Flavio...

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jorge! A melhor madeira disponível são os compensados BWoods, mas até onde sei está um pouco complicado pra comprar e o preço está um pouco salgado. Você pode procurar compensados navais ou aeronáuticos de boa qualidade em grandes madeireiras (no mínimo 5 camadas). Escreverei mais sobre isso em breve.

    Oi, Flávio! Realmente é uma satisfação quando fazemos um bom trabalho. Pretendo fazer esse Tomahalk também, já preparei até a planta para impressão, estou só esperando achar uma boa madeira. Insista que você consegue. Obrigado pelo elogio.

    Abraços e bons arremessos pro dois!
    Ítalo Carvalho.

    ResponderExcluir
  4. Eai Italo beleza? Eu queria saber um lugar para comprar chapas de pvc 3mm pra cima, você sabe onde que compra? valeu!
    Gabriel..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriel,

      Você pode encontrar em lojas de plásticos industriais e para comunicação gráfica. A Day Brasil e a Vick vendem, mas o frete pode sair bem caro. Você pode também procurar por outras em sua cidade. O PVC fica legal para bumers com vinco em 0,5 a 1 mm e com shape de 2 e 3 mm. Acima disso já fica meio pesado, o bumerangue vai ter inclusive que ser maior e o aproveitamento da chapa é menor. Mas se quiser tentar mesmo assim, escreva contando os resultados. Abração!

      Excluir

Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.