Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

domingo, 4 de abril de 2010

Entendendo as plantas

Olá, pessoas!

Para fazerem bumerangues direitinho a partir de plantas vocês precisam saber como interpretar as informações contidas nelas. Usarei as plantas disponíveis no site do Kutek para explicar o que é cada coisa. Vale dizer que, como várias outras coisas a respeito do bumerangue, nem tudo é padronizado, então é possível encontrar diferentes representações para a mesma coisa em plantas de autores diferentes. O que vou colocar aqui são as convenções mais comuns.

A primeira coisa é bem óbvia de se perceber: a planta possui duas linhas contínuas, uma dentro da outra. A de fora é o outline, o contorno do bumerangue. A de dentro marca as bordas de fuga e de ataque, ou seja, até onde deve-se desbastar (retirar material com a lixa ou grosa). Onde as linhas se aproximam mais fica a borda de ataque, e onde se afastam fica a borda de fuga. Essa é a maneira mais simples que existe de representar o bumerangue em uma planta, confira: Aster. Às vezes os espaço entre as linhas aparece pintado de preto (Agora) ou com várias outras linhas, que representam apenas as camadas do compensado para fins ilustrativos (A). Vocês também podem encontrar plantas em que a linha interna só está marcada em uma das asas. Nesse caso, basta repetir nas outras asas o que está representado na primeira quando for fazer o bumerangue.

A segunda coisa que deve ser observada é o desenho do perfil aerodinâmico. A asa do bumerangue é como  uma asa de avião, e o shape nada mais é do que dar ao bumerangue esse perfil. É representado como uma barra que afina no lado esquerdo e é arredondada no lado direito, como se fosse a asa de um avião (ou do bumerangue) vista de lado. Pode ser colocada tanto no desenho do bumerangue (Batman) quanto fora (Balle). A representação do perfil facilita muito o trabalho, porque com ela vocês sabem exatamente como devem deixar a asa do bumerangue (ou seja, quanto da espessura deve ser desbastado em cada borda). Uma dica: quando a planta não trouxer o perfil, desbaste a borda de fuga em 3/4 e a de ataque em 1/4 da espessura (ou seja, se o material tiver 4 mm, desbaste 3 mm e 1 mm respectivamente). Serve para a maioria dos bumerangues just-for-fun, mas não tente em modelos para MTA, LD e Fast Catch, pois eles possuem um perfil próprio.

Por fim, outros detalhes: linhas pontilhadas ou tracejadas representam undercuts e geralmente estão nas bordas de ataque (Omega). Se estiverem na parte central do bumerangue, representam concaves (Eb20). Pequenos círculos geralmente representam furos, que podem ter o diâmetro em milímetros escrito (Duke) ou não (Delirium). Quando não tiver, meçam depois de imprimir a planta para saberem o tamanho exato. Os círculos também podem representar a adição de chumbos (Catch 67'), assim como quadrados (Hulk).

Deixei de fora algumas coisas que são pouco comuns de se ver, mas que na maioria são bem intuitivas, basta pensarem um pouquinho que vocês descobrem o que significam. Fiquem de olho também no que vem escrito nas plantas, pois muitas vezes são informações sobre o tipo de voo (circular ou elíptico, alto ou baixo), distância alcançada e intensidade do vento. Quase sempre estão em outras línguas (inglês, francês e alemão, principalmente), mas com o Google Tradutor não tem muito problema pra descobrir o que é.

Bons arremessos!
Ítalo Carvalho.

5 comentários:

  1. Cara, muito legal esse post.
    As informações serão utilíssimas pra mim.
    Quero fazer uns modelos for fun.

    ResponderExcluir
  2. Cara, esse post caiu como uma luva pra mim, pq eu sou um analfabeto em bumerangues e quero começar a praticar, mas tem muita coisa que ainda não me entra na cabeça e, se puder me ajudar, agradeço:
    Como funcionam os furos? e os pesos e elásticos?
    como as bordas de fuga e ataque devem ser para vôos curtos?

    ResponderExcluir
  3. Bom que está sendo útil! :-)
    Sobre furos, pesos e elásticos, veja a seção de regulagens. Sobre as bordas eu ainda pretendo escrever, mas basicamente: quanto mais larga for a borda de fuga, menor é a distância que o bumerangue alcançará.

    ResponderExcluir
  4. Italo, eu não entendi as linhas tracejadas, o que são bordas de ataques?
    é em cima ou embaixo do bume?

    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Matheus,

      As bordas de ataque são na parte de cima do bumerangue, você vê ela em perfil aqui (é parte direita da asa na primeira foto): http://bumerssa.blogspot.com/2012/04/como-diferenciar-bumerangues-para.html

      Já a borda de fuga é a da esquerda, note que ela é mais comprida e afina mais.

      As linhas tracejadas são undercuts. São desbastes feitos na parte de baixo da asa, geralmente no lado da borda de ataque.

      Excluir

Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.