Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

sábado, 3 de abril de 2010

Onde conseguir plantas

Olá, pessoas!

Para fabricarem seus próprios bumerangues vocês têm duas opções: copiar um modelo que vocês já possuem ou utilizar uma planta de um modelo que vocês não têm em mãos. Uma planta nada mais é do que um esquema de como o bumerangue é, desde o contorno (outline) ao perfil aerodinâmico (shape), incluindo as devidas proporções.

O principal lugar para se encontrar plantas é este:

Boomerang Plans Database - Disponível no site do Pierre Kutek

É só escolherem a planta e salvarem nos seus computadores (ou baixar todas de uma vez clicando em "download all the boomplans", no fim do menu à esquerda da tela). A classificação é por ordem alfabética do nome dos modelos (exceto os modelos para LD e MTA, que têm indicados no começo dos nomes para que modalidade servem, exemplo: LD_geronimo e MTA_ardea), então as plantas de várias coleções e designers estão misturadas entre si.

Porém, no site do Kutek a maioria das plantas vem sem maiores informações sobre os modelos (como velocidade do vento indicada, alcance e tipo de voo). Conheço outro site que disponibiliza plantas e que tem informações da maioria dos modelos (Embora estejam em inglês ou francês. Tentem usar o Google Tradutor se vocês não dominam nenhum desses idiomas), além de organizar as plantas por coleção:

All Boomerang Plans - Disponível no site Boomerang Passion

Mas percebam que todas as plantas que tem no Boomerang Passion estão disponíveis também no site do Kutek, que aliás é o maior banco de plantas que existe.

Já nesse outro link as plantas estão separadas por modalidade de competição:

Plantas - Disponível no site do Ricardo Marx, de Granja Viana - SP.

Por último, uma dica: se vocês vão começar a fabricar seus bumerangues, prefiram modelos mais simples, com contornos mais retos (mais fáceis de cortar e shapear), sem furos, undercuts ou concaves. Também não tentem fazer logo de cara modelos de LD e MTA, pois são mais difíceis. Ganhem alguma prática e vão tentando modelos mais complicados com o tempo. Um bom modelo para começar é o Basic Triblade.

Vejam também como preparar as plantas para impressão e como entender o que cada coisa representa.

Bons arremessos a todos!
Ítalo Carvalho.

4 comentários:

Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.