Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

sábado, 3 de abril de 2010

Onde conseguir plantas

Olá, pessoas!

Para fabricarem seus próprios bumerangues vocês têm duas opções: copiar um modelo que vocês já possuem ou utilizar uma planta de um modelo que vocês não têm em mãos. Uma planta nada mais é do que um esquema de como o bumerangue é, desde o contorno (outline) ao perfil aerodinâmico (shape), incluindo as devidas proporções.

O principal lugar para se encontrar plantas é este:

Boomerang Plans Database - Disponível no site do Pierre Kutek

É só escolherem a planta e salvarem nos seus computadores (ou baixar todas de uma vez clicando em "download all the boomplans", no fim do menu à esquerda da tela). A classificação é por ordem alfabética do nome dos modelos (exceto os modelos para LD e MTA, que têm indicados no começo dos nomes para que modalidade servem, exemplo: LD_geronimo e MTA_ardea), então as plantas de várias coleções e designers estão misturadas entre si.

Porém, no site do Kutek a maioria das plantas vem sem maiores informações sobre os modelos (como velocidade do vento indicada, alcance e tipo de voo). Conheço outro site que disponibiliza plantas e que tem informações da maioria dos modelos (Embora estejam em inglês ou francês. Tentem usar o Google Tradutor se vocês não dominam nenhum desses idiomas), além de organizar as plantas por coleção:

All Boomerang Plans - Disponível no site Boomerang Passion

Mas percebam que todas as plantas que tem no Boomerang Passion estão disponíveis também no site do Kutek, que aliás é o maior banco de plantas que existe.

Já nesse outro link as plantas estão separadas por modalidade de competição:

Plantas - Disponível no site do Ricardo Marx, de Granja Viana - SP.

Por último, uma dica: se vocês vão começar a fabricar seus bumerangues, prefiram modelos mais simples, com contornos mais retos (mais fáceis de cortar e shapear), sem furos, undercuts ou concaves. Também não tentem fazer logo de cara modelos de LD e MTA, pois são mais difíceis. Ganhem alguma prática e vão tentando modelos mais complicados com o tempo. Um bom modelo para começar é o Basic Triblade.

Vejam também como preparar as plantas para impressão e como entender o que cada coisa representa.

Bons arremessos a todos!
Ítalo Carvalho.

4 comentários:

  1. Ítalo você poderia me indicar outras plantas de bumerangue

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os sites indicados acima já têm basicamente todas as plantas que você pode encontrar.

      Excluir
    2. como eu fasso pra tira um molde

      Excluir

Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.