Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

sábado, 8 de maio de 2010

Materiais utilizados: madeira

Olá, bumeranguers!

A madeira é um dos materiais mais antigos entre os usados na fabricação de bumerangues. O mais antigo bumerangue encontrado data de 21 mil anos antes de Cristo e foi feito de marfim de mamute. Dificilmente a madeira resistiria tanto tempo, então não seria absurdo supor que naquela época já havia bumerangues feitos dela (o bumerangue de madeira mais antigo já encontrado data de 8 mil anos antes de Cristo).

Mesmo atualmente, com diversos tipos de materiais disponíveis, de propriedades semelhantes ou até melhores, muitos ainda preferem a madeira. Essa preferência vai além da visão prática, da utilidade desses materiais. É sentimental, chegando a ser algo quase filosófico. Isso fica evidente quando se vê a quantidade de shapers que fazem natural elbows, lap joints e strip laminateds (leia sobre eles no post "Bumerangues especiais de madeira"), na maioria apenas para pendurá-los em suas paredes como obras de arte (e muitas vezes são mesmo!), pois não são resistentes o suficiente para serem arremessados. E é justamente por causa dessa resistência que se deve saber escolher boas madeiras para bumerangues.

Geralmente se usa madeira em forma de compensados, pois a resistência deles a impactos é maior que a da madeira bruta. Isso acontece porque na madeira bruta todas as fibras que a compõem estão na mesma direção, enquanto no compensado as fibras são dispostas em camadas e em direções alternadas. É por isso que quanto mais camadas o compensado tiver, melhor ele será para a fabricação de bumerangues. O número mínimo de camadas ideal é 5, sem falhas (espaços vazios) entre as camadas, mas como atualmente é bem difícil encontrar bons compensados, 4 camadas (também sem falhas) já é um começo [1] - notem que a grande maioria dos compensados tem apenas 3 camadas.

Além do número de camadas, o tipo do compensado também deve ser considerado. Os melhores compensados do mundo disponíveis para venda atualmente são os de bétula finlandesa (Finnish birch plywood) e os Bwoods. A bétula é uma árvore de climas temperados (logo, não existe no Brasil) e é possível encontrar compensados de 5 camadas feitos dela. Como só é produzido em outros países, tem um custo bastante alto e não é fácil encontrar lojas que importem (vejam o que o Jair tem a dizer sobre esse Compensado importado). Já os Bwoods são nacionais. São compensados desenvolvidos especialmente para a fabricação de bumereangues, fabricados e comercializados pela Maxicomp. São cinco modelos de compensado que possuem de 7 a 9 camadas. Vejam a ficha técnica no link acima para saber das aplicações e informações sobre cada modelo. Como nem sempre se pode comprar desses compensados, um outro tipo que pode ser usado é o naval, ou mesmo o aeronáutico (não ouço falar muito desse último por aqui). Mesmo outros tipos de compensados podem dar bons bumerangues, desde que respeitem as condições do número de camadas e ausência de falhas entre elas.

De qualquer maneira, o manuseio das chapas também requer cuidados para não haver perda de qualidade. Sempre que forem comprar, vejam se a chapa não está empenada e, para não empenar, sempre guardem a chapa deitada. Se ela for muito grande (algumas tem 2 metros ou mais de comprimento) e não der para guardá-la deitada, corte em pedaços menores (em torno de 1 metro de comprimento) e os coloque exatamente em pé, mas nunca os deixe inclinados encostados em uma parede [2]. Também evitem deixar exposta ao sol ou em locais com muita umidade.

Caso vocês tenham um pedaço de compensado que já empenou mas querem aproveitá-lo, aqui vão as dicas: façam o bumerangue de maneira que as asas fiquem empenadas para cima, pois assim ele voará mais alto (se as asas estiverem muito empenadas para baixo, o bumerangue pode cair pouco depois do arremesso). Também é possível desempenar o bumerangue esquentando ele. Coloquem o bumerangue por alguns segundos no vapor de uma chaleira ou umedeçam e aproximem da chama de uma vela (apenas o suficiente para a madeira amolecer um pouco), depois coloquem embaixo de um objeto plano e pesado (como um livro grande) até esfriar [2]. Não esquentem muito, pois isso pode danificar o bumerangue. Também não façam com bumerangues já pintados, pois a tinta pode estragar. Essa técnica também pode ser usada para colocar um diedro positivo nas asas de modelos para Trick Catch, mas o empenamento não deve ser muito grande.

Na hora de cortar, uma dica: cortem os bumerangues pela parte de trás da chapa! Ao cortar a madeira há o risco de saírem lascas na face da chapa que está voltada baixo, então se ela for a parte de cima do bumerangue não haverá muito problema, pois é essa parte vocês irão desbastar para fazer as bordas de fuga e ataque [3]. Quando fizerem isso, lembrem-se de desenhar o outline do bumerangue invertido (espelhado) nas costas da chapa.

Antes de pintarem, lembrem sempre de passar a seladora. Ela deve ser diluída em tíner, mas não há consenso sobre como deve ser essa diluição: alguns colocam uma parte de seladora para duas de tíner, enquanto outros colocam três e até quatro partes de tíner para cada parte de seladora. É importante que os veios da madeira sejam fechados para que a tinta e o verniz não sejam sugados, o que comprometeria o acabamento. Portanto é recomendável que se aplique duas ou três camadas da seladora, lixando com uma lixa bem fina após cada camada. Fica a critério de cada um pintar o bumerangue. Alguns preferem a beleza natural da madeira e pintam apenas se houver alguma imperfeição. De toda maneira, sempre é bom passar um verniz, pois ele sempre deixa o bumerangue mais bonito.

Bons ventos a todos!
Ítalo Carvalho.

Referências utilizadas:
[1] Ricardo Marx, via Formspring
[2] Ricardo Marx, via lista de discussão BUME.com.br
[3] British Boomerang Society

5 comentários:

  1. exelente post.. muito bom.. parabéns.. estou começando a jogar bumerangue.. e pretendo fazer os meus, quem sabe um dia fornecer bumerangues para competições.. hehe.. é como dizem .. o homem é do tamanho dos seus sonhos.

    ResponderExcluir
  2. olha gostei vou tentar fazer o meu na marcenaria do meu pai mais ai uma dica coloque as medidas e modelos facilita nossos trabalhos valeu MAKSON BASTOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem as plantas na internet, cara. Vai no índice do blog (lá em cima, no começo da página) e procura os posts em que eu falo sobre elas. Abração!

      Excluir
  3. alguem sabe onde comprar madeira de bumerangue em são paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Madeira pra bumerangue não tá fácil de achar. Em madeireiras você só encontra compensados comuns. A única escolha é o de bétula finlandesa, que é bem carinho, mas dá pra achar em lojas de nautimodelismo. Boa sorte com isso.

      Excluir

Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.