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quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Porque o bumerangue volta deitado

Olá, pessoal!

Todo bumeranguista com certeza já reparou que o bumerangue volta deitado sendo que o arremessamos quase em pé. Nem todos, porém, já se perguntaram porque isso acontece, que é o que vou explicar aqui. Mas para entender isso você deve primeiro saber porque o bumerangue volta, então leia a explicação nos  posts sobre O voo, Outros princípios físicos e Juntando tudo.

Quando eu expliquei por que o bumerangue volta, disse que a sustentação máxima é gerada pela asa quando ela está apontando para cima, no que seria as 12 horas em um relógio. Com o efeito giroscópico, a sustentação agiria somente quando o essa mesma asa estivesse apontando para as 9 horas, empurrando a asa pra dentro e curvando a trajetória do bumerangue. Agora vamos complicar um pouco mais essa explicação.

Na verdade, aquilo só aconteceria se a sustentação máxima acontecesse no meio do aerofólio da asa. Mas ele não acontece! Na verdade a sustentação máxima vai ser aplicada mais próxima da borda de ataque do que da borda de defesa, como mostra a imagem abaixo (veja a seta indicando maximum lift). Isso vai acontecer mesmo que o aerofólio seja simétrico, ou seja, tenha bordas de ataque e de fuga de tamanhos iguais.

[1] A sustentação máxima é gerada mais próximo
à borda de ataque.

[2] O mesmo é válido para aerofólios simétricos.


Isso significa que a sustentação máxima vai ser gerada um pouco depois das 12 horas, antes da asa chegar às 11 horas. Assim sendo, ela fará efeito um pouco depois das 9 horas (A', na figura abaixo). Isso vai fazer com a asa seja empurrada não só da direita pra esquerda (lembre-se de que estou usando um bumerangue para destro como exemplo), mas também de baixo para cima, forçando, pouco a pouco o bumerangue a se deitar.

[3] A' indica o ponto onde a sustentação máxima agirá, devido
ao efeito giroscópico.


A velocidade com que o bumerangue se deita influencia na altura do voo. Modelos que se deitam muito rápido tendem a voar mais alto. Já modelos que demoram mais a deitar, terão um voo mais baixo. Note que, se o bumerangue não deitar, dificilmente ele completará o voo, mergulhando pro chão quando chegar na metade da trajetória (a não ser que seja arremessado muito pra cima e/ou com muita inclinação). Mas se o bumerangue deitar rápido de mais, ele vai simplesmente subir muito e/ou começar a pairar na metade do trajeto e também não irá completar o retorno.

Existem cinco maneiras de mudar a velocidade com que o bumerangue se deita. A primeira e mais simples de todas é colocar diedro (empenar) nas asas. Se você empena a asa pra cima, coloca diedro positivo e o bumerangue passa a ter um voo mais alto. Se as asas forem empenadas pra baixo, o diedro será negativo (também conhecido como "anedro") e o voo será mais baixo.

A segunda maneira é mudar a inclinação das asas ou pelo menos das pontas das asas (nos modelos de 3 ou mais asas). Se elas forem inclinadas para a frente, a sustentação máxima será gerada antes das 12 horas e, portanto, agirá antes das 9 horas, fazendo com que o bumerangue não se deite (ou demore mais a deitar) e não suba durante o voo (isso é feito na maior parte, se não em todos, os modelos para Fast Catch). Já se a inclinação for pra cima, a sustentação máxima será gerada bem depois das 12 horas agirá bem depois das 9 horas, fazendo o bumerangue deitar mais rápido e voa mais alto (como em muitos modelos para Trick Catch).

Já a terceira maneira depende do shape no cotovelo, no caso dos modelos de duas asas. Se a parte de fora do cotovelo tiver um undercut, o bumerangue voará mais alto. Mas se ela for shapeada como uma extensão da borda de fuga de uma das asas, o voo será mais baixo. A parte de dentro do cotovelo vai funcionar de maneira inversa.

Em quarto há o shape nas pontas das asas. Se ele for feito como uma extensão da borda de ataque, o voo tenderá a ser mais alto. Mas se ele for feito como uma extensão da borda de fuga, será mais baixo.

[4] A asa da direita será a que proporcionará um voo
mais baixo ao bumerangue.


Por fim, há a colocação de pesos (que, claro, também irá alterar a distância do voo). Em pequenas quantidades a mudança não é muito perceptível. Mas em grandes quantidades, pesos colocados nas pontas das asas farão com que o bumerangue se deite mais tarde, enquanto pesos no meio farão com que ele se deite mais cedo. Essa opção não é muito utilizada para esse propósito, sendo que a mudança da velocidade com que o bumerangue se deita é um efeito colateral que deve ser considerado quando se decide alterar o alcance dele por meio desse método.


Até a próxima,
Ítalo Carvalho


Créditos das imagens:
1 a 3: New Ultimate Boomerang Book, por Michael Siems, versão digital por David B Bjørklund.
4: Performance Boomerangs, por John Cross, versão digital por David B Bjørklund.

4 comentários:

  1. Ítalo Muito obrigado pela explicação, estou começando no mundo do Bumerangue, que para ser sincero me fascina desde menino, uma outra coisa
    que gostaria de ti perguntar o peso do Bumerangue,
    por exemplo fiz dois Bumerangues de 3 asas idênticos , só que no primeiro com PVC de 4mm fiz
    o shape tudo certinho eu acho ;;; o outro com um
    pvc de 2 mm este eu fiz o vinco , resultado o primeiro vai reto como uma pedra, já o segundo faz a curva certinho. Desde já Obrigado pela atenção. Antonio Paulo Uberlandia MG

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    1. Oi, Antônio!

      O PVC de 4 mm é meio pesado pra bumerangues, o melhor seria de 3 ou 2 mesmo. Mas várias coisas podem ter dado errado no seu caso, só mesmo vendo o bumerangue e o voo pra ter certeza do que fazer. Veja as postagens sobre Modelo de Regulagem e Tabela de Correção de Erros que elas podem te ajudar.

      Mas eu começaria te fazendo pensar sobre as seguintes coisas: o bumerangue tá no tamanho certo pro material que foi feito? Quanto mais pesado o material, maior deve ser a envergadura do bumerangue (e aí, pra descobrir isso, só mesmo testando ou comparando com outro já feito). Como você fez esse shape? As bordas não estão muito rasas? Um bom começo é fazer as duas bordas tomando metade da espessura do material. E a largura? O ataque não está largo de mais? A fuga não está estreita de mais?

      Se você já tem um bumerangue de shape que funciona, faça uma comparação para ter uma melhor noção das proporções. E, por via das dúvidas, se for cavar mais as bordas, vá tirando aos poucos e testando até achar que está bom (se tiver como fazer isso já em campo, melhor ainda)

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  2. Ola Italo , poderia me dizer o que faz um bumerangue de "fast" voltar em "pe" e mais rapido , isso falando em shape de asa , como seria feito pra deixar mais rapido e com voo em pe...
    Abx

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    Respostas
    1. É só fazer o shape na ponta como na imagem que tem nesse post. E as outras 4 dicas também ajudam.

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