Como navegar pelo blog

Utilize os marcadores à direita para acessar o conteúdo do blog através dos temas. Se você está começando a conhecer o bumerangue agora, acesse o índice na barra abaixo para ler o básico (como arremessar, onde comprar etc.).

domingo, 22 de abril de 2012

Como diferenciar bumerangues para destros e canhotos


Olá, bumeranguers!

Uma coisa que poucos iniciantes sabem é há bumerangues próprios para destros e para canhotos, além de modelos ambidestros. Aqui vou ensinar como reconhecê-los e também como regular um bumerangue ambidestro para que ele funcione corretamente.

A primeira coisa que se deve saber é que o bumerangue tem uma parte de cima abaulada (geralmente a única pintada) e uma parte de baixo plana. Além disso, cada asa tem um lado mais grosso (borda de ataque) e outro mais fino (borda de fuga). É isso que vamos usar como referência para saber com que mão o bumerangue deve ser arremessado.

Segurando o bumerangue com a parte pintada para cima, olhe para a ponta da asa e perceba seu perfil. Se a borda de ataque estiver à direita, o bumerangue é para destros. Claro que, se a borda de ataque estiver à esquerda, o bumerangue é para canhoto.

Vista lateral da asa de um bumerangue para destro

Note que todas as asas do bumerangue devem ter o mesmo perfil. Se um bumerangue tiver uma asa igual à da imagem acima e outra (s) com a configuração inversa, ele foi fabricado incorretamente e nunca vai voar como deveria. Isso acontece porque, ao arremessar o bumerangue, a borda de ataque de cada asa sempre deve cortar o ar, nunca a borda de fuga.

Além dos modelos para destro e canhoto, existem também os modelos ambidestros. Eles são fabricados em plástico e devem ser regulados antes de se arremessar. A diferença deles é que o perfil da asa é neutro, não tem borda de fuga, nem borda de ataque.

Vista lateral da asa de um bumerangue ambidestro.
Modelo: Trifly

Para que esses bumerangues retornem, devemos torcer todas as asas como se estivéssemos acelerando uma moto. Se torcermos com a mão esquerda, ele servirá para canhoto. Se torcermos com a mão esquerda, ele se tornará um bumerangue para destros. Notem que quanto mais você torcer as asas, mais perto o bumerangue voará. Cuidado para não torcer de mais, ou o bumerangue perderá muito giro e não completará o voo. Ressalto que esses bumerangues não são feitos para que a regulagem seja trocada a toda hora. Então, uma vez regulados para destros, o plástico "se acostuma" com a torção e eles não poderão ser regulado para canhotos.

 Assim o bumerangue poderá ser arremessado por
canhotos

  Assim o bumerangue poderá ser arremessado por
destros

Também é possível empenar as asas um pouco para cima para fazer o bumerangue voar mais alto (isso se chama "colocar diedro"). É comum que esses bumerangues estejam um pouco empenados para baixo quando chegam às lojas, então essa regulagem é bem útil. Se o bumerangue estiver voando alto de mais, você pode empenar um pouco de volta para baixo e a altura do voo será menor. Ao contrário da regulagem anterior, essa pode ser revertida à vontade.


Agora é só arremessar. Lembre-se de tomar todas as medidas de segurança. Você também pode regular o bumerangue de outras maneiras a depender do efeito que deseja. E se você ainda não comprou seu bumerangue, veja algumas dicas de como escolher seu primeiro modelo.


Bons ventos a todos!
Ítalo Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões e correções são bem-vindas, mas seja educado (a): não use linguagem ofensiva ou ataque ninguém! Se sua única opção for postar como "Anônimo", peço que por favor inclua seu nome e cidade no fim do comentário.